1650 utentes do concelho em listas de espera para consultas médicas externas

1341

Há mais de 1.650 utentes do concelho de Vila Pouca de Aguiar em listas de espera no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro para obter consulta externa.

Os dez grupos de especialidade em que os aguiarenses mais tempo aguardam por uma consulta são Urologia (951 dias), cirurgia vascular (787), ortopedia (385), dermatologia (369), oftalmologia (344), pneumologia (318), dor (294), reumatologia (212), neurologia (179) e fisiatria (170).

Perante os dados deste mês de abril, o presidente do Município Aguiarense, Alberto Machado propõe-se a ser parceiro na resolução das listas de espera e já o fez saber ao Ministro da Saúde e ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O autarca sublinha que a eliminação das listas de espera deve ser a principal prioridade no distrito de Vila Real tanto mais que as pessoas mais afetadas são as que têm maiores carências económicas e sociais.

Conhecedor das dificuldades de contratação de alguns médicos especialistas, Alberto Machado adianta que pretende contribuir para mitigar a atual situação.

O autarca refere ainda que aguarda com expetativa a transferência de atribuições e competências na área da saúde, que vê como positiva no sentido de uma maior e melhor prestação de cuidados de saúde à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here