A Associação Sport Clube “Os Aguiarenses” de Luxemburgo celebrou os trinta anos da sua existência a 1 de maio de 2017. Para presenciar este momento histórico, o presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado deslocou-se a Bettendorf, Luxemburgo, onde o aguardaram fundadores e atuais dirigentes daquela associação e, vindo também de Portugal, o Grupo de Veteranos do Sport Clube de Vila Pouca.

No início das comemorações, nas instalações desportivas em Gilsdorf, Alberto Machado sublinhou precisamente o contacto com as pessoas, a presença constante de portugueses nas localidades envolventes e o forte sentimento de se sentir em casa. Semelhanças como a forte presença de aguiarenses e a natureza circundante poderão a médio prazo vir a ‘aproximar os territórios’ de Vila Pouca de Aguiar e Bettendorf. O autarca local, Back Albert mostrou-se recetivo ao convite português.

José do Rio, presidente da associação e João Pereira, um dos seus fundadores, foram alguns dos aguiarenses anfitriões da comitiva portuguesa.

Os veteranos do Sport Clube, liderados por Miguel Campos, efetuaram um jogo amigável com os veteranos Aguiarenses no Luxemburgo. O resultado sorriu aos que residem em solo lusitano (5-3).

No dia 1 de maio esteve presente uma grande multidão disposta à volta das instalações desportivas. Houve um torneio de futebol, música e sentiu-se a pátria por todo o lado. Portugueses, sobretudo de Vila Pouca de Aguiar mas também de concelhos vizinhos como Alijó, Mondim ou Murça, participaram num grande encontro desportivo e sociocultural bem preenchido pelos grelhados e demais produtos.

Nesse dia, assistiu-se ainda a uma tradição: Paulo Moreira, proprietário de Um Grill, apoia sempre os Aguiarenses e apenas com a contrapartida da equipa levar o ramo à casa no dia 1 de maio. É já uma tradição de quase duas décadas e apenas não se realizou uma vez que “por acaso (ou não) foi um ano que não correu tão bem”. Os jovens convivem ao som da marcha Vila Pouca e o ramo é colocado na frontaria do edifício. É caso para dizer que ser aguiarense dá sorte.

PARTILHAR
Artigo anteriorVila Pouca de Aguiar vai recuar até 1517
Próximo artigoEdição nº 136
Diretor do jornal semanal "Notícias de Aguiar" Jornalista profissional desde 2009

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here