A festa de abertura do novo ano escolar decorrerá a 11 de setembro (10 horas, Cineteatro). As aulas vão iniciar a 12 de setembro (período da manhã) para o ensino pré-escolar, 1º ano do primeiro ciclo do ensino básico, 5º, 9º e 10º anos. No dia 13 de setembro, funcionamento em pleno.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado provém da área da educação e tem afirmado que os alunos são o cerne de toda a nossa comunidade educativa, pelo que o enfoque não pode nunca deixar de estar centrado neles.

No ano letivo 2017-2018, estão matriculados 1.206 alunos no Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, distribuídos pelos seguintes níveis de ensino:

  • Pré-Escolar: 144 alunos
  • 1.º Ciclo do Ensino Básico: 304 alunos;
  • 2.º Ciclo do ensino básico: 184 alunos;
  • 3.º ciclo do ensino básico: 298 alunos;
  • Ensino Secundário: 190 alunos;
  • Cursos Profissionais: 97 alunos;

Refeições e materiais escolares

O Município presta auxílio aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inseridos em agregados familiares com menores recursos económicos, nomeadamente através da atribuição de refeições (escalão A: isento; escalão B: 0,73€) e da cedência de livros (alunos com escalão A recebem os manuais de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês; os alunos com escalão B recebem os manuais de Português e Estudo do Meio).

Na alimentação, na cantina da Escola Básica e Integrada de Pedras Salgadas, de gestão direta do Município, prevê-se que sejam servidas diariamente cerca de 160 refeições. Nos jardins-de-infância do concelho, serão servidas diariamente cerca de 110 refeições.

De entre os alunos do Centro Escolar de Vila Pouca de Aguiar e os que frequentam a escola sede do Agrupamento, é possível que mais de metade dos alunos almoce diariamente na cantina que é gerida pelo Agrupamento.

Com as Atividades de Animação e Apoio à Família, o Município disponibiliza serviços fundamentais. Além do fornecimento de refeições, há prolongamento de horário gratuito nos nove jardins-de-infância do concelho, visando o apoio às famílias e o bem-estar das crianças. A autarquia investe cerca de 140 mil euros nestes serviços.

Atividades de Enriquecimento Curricular

Neste ano letivo, a autarquia enquanto entidade promotora das AEC investe cerca de 70 mil euros em atividades de enriquecimento curricular pelo que os alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho podem usufruir gratuitamente das seguintes atividades:

  • Ensino da música;
  • Ensino do Inglês;
  • Atividade física e desportiva;
  • Atividade lúdico-expressiva;
  • Teatro;

A Câmara Municipal proporciona ainda outras atividades: em meio aquático com as crianças do ensino pré-escolar na Piscina Municipal, assegurando o transporte; atividades regulares dinamizadas na Biblioteca; atribuição de regime de fruta escolar no 1.º ciclo; comemoração do Dia Mundial da Criança; atividades na Ludoteca Municipal direcionadas aos alunos do pré-escolar; concurso literário; apoio ao estudo; outras.

Refira-se ainda a importância da rede de transportes escolares no apoio logístico ao ensino com oito circuitos assegurados pelos autocarros da Câmara Municipal, 23 circuitos feitos por carrinhas de Juntas de Freguesia e 10 itinerários efetuados por carreiras públicas de empresas de transportes.

Com a escola de Pedras Salgadas e a modernização das instalações da Escola Básica e da Secundária de Vila Pouca de Aguiar (remoção de amianto, colocação de caixilharias, pinturas, arranjos, e outras obras) e as melhorias no edifício escolar de Campo de Jales, a comunidade escolar concelhia tem condições para um ano letivo bem-sucedido.

 

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here