De maio de 2015 a maio de 2016, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima passará por todas as dioceses de Portugal, numa grande peregrinação festiva, que pretende assinalar o Centenário das Aparições (1917-2017). Sai em peregrinação a Primeira Imagem Peregrina de Fátima, a que na década de 50 percorreu o Mundo e que foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário no ano de 2003.

No distrito de Vila Real, a imagem vai às sedes dos 14 concelhos, entrando por Mondim de Basto, a 28 de Junho, e a 12 de Julho, saindo de Chaves para Bragança. Nos dias 2 e 3 de julho, foi a vez do arciprestado de Vila Pouca de Aguiar receber Nossa Senhora de Fátima, 60 anos depois. No dia 2, a imagem foi recebida em Reigaz, às portas do concelho, vinda de Boticas. Seguiu-se uma passagem por Sabroso de Aguiar e uma paragem em Pedras Salgadas, lugares onde esperavam centenas de fiéis.

A chegada à sede do concelho deu-se pouco depois das 19 horas de quinta-feira, onde esperava o pároco António Paulo. Seguiram-se momentos de devoção e reza, antes da Imagem recolher à Igreja Paroquial.

Na sexta-feira, realizou-se a Missa dos Peregrinos, às 9h, seguindo-se o encontro das comunidades do Padre Domingos Barrias, do Padre Marco Amaro, do Padre António Paulo e do Padre Manuel Machado, párocos no concelho aguiarense.

À tarde, celebrou-se uma eucaristia no Complexo Desportivo de Vila Pouca de Aguiar, onde acorreram milhares de pessoas. A despedida da imagem deu-se às 17h.

Notícia na edição nº 43

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here