Apps revolucionam a forma como o cidadão gere a sua saúde

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A informatização e digitalização da Saúde é cada vez mais uma realidade em Portugal. O trabalho, desenvolvido pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), resultou já em várias ferramentas que aproximam os cidadãos do Serviço Nacional de Saúde, com maior facilidade a aceder a informação para gerir a sua própria saúde aos diferentes serviços, dando-lhes maior capacidade de decisão, inclusivamente na escolha dos Serviços do SNS a que acedem.

Este é um caminho que os diferentes serviços de saúde europeus também estão a seguir e em que a SPMS é vista como exemplo, tendo estado presente na “Xornada Técnica e-Health”, em Santiago de Compostela. De que forma podem e devem ser desenvolvidas aplicações móveis e sistemas informáticos que permitam esta maior aproximação do cidadão à sua saúde foi o principal foco deste encontro tendo a SPMS partilhado a experiência nacional, mas também o trabalho de cooperação europeia desenvolvido nesse sentido.

Em Portugal, a SPMS desenvolveu várias soluções que aproximam o cidadão ao SNS, como a Área do Cidadão do portal do SNS, a linha SNS 24 e várias aplicações móveis, que permitem aceder, de uma forma rápida e intuitiva, a diferentes informações. Um exemplo de inovação é a aplicação MySNS que permite consultar o histórico de saúde, como o boletim de vacinas e marcação de consultas, ter acesso a uma lista e mapa de instituições de saúde próximas (Hospitais, Cuidados de Saúde Primários e Farmácias).

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