Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território em Vila Pouca de Aguiar

A Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território visitou o concelho de Vila Pouca de Aguiar, no passado dia 29 de junho. Assunção Cristas foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, no âmbito do projeto de beneficiação florestal em Monteiros (freguesia do Bragado).

A sessão realizou-se nas instalações do Centro Hípico de Pedras Salgadas. Duarte Marques, da Aguiarfloresta, apresentou o projeto que também tem como parceiros o Conselho Diretivo de Monteiros, o Centro Pinus e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e que visou a intervenção mecânica para alinhamento de 250 hectares de pinhal.

No terreno está já um novo projeto de intervenção, desta feita, numa área de cerca de cinco mil hectares que abrange as freguesias de Bragado, Capeludos de Aguiar e a União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros que, segundo a Ministra da Agricultura, terá no PDR 2020 o apoio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área do Vale do Tâmega. Assunção Cristas relevou o saldo positivo do setor florestal e da procura que existe de matéria-prima, em especial de pinheiro-bravo.

Alberto Machado sublinhou a extensão de baldios no território concelhio e a importância do setor florestal na socioeconomia local. O autarca desafiou todos os agentes envolvidos nas florestas para assumirem responsabilidades no desenvolvimento do setor. No final da sessão, a comitiva deslocou-se ao terreno para verificar os trabalhos já realizados.

(…)
Notícia completa na edição nº 43

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here