O apoio financeiro do Município ao nascimento e à primeira infância começou a ser distribuído a 15 de novembro com o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado a entregar o primeiro cabaz bebé aos pais de Maria Benedita Gonçalves.

Na entrega do cabaz bebé, o presidente da Câmara, Alberto Machado referiu que se trata de um ato simbólico. O autarca sublinhou que para inverter o despovoamento é necessário que haja, a nível nacional, uma política de diferenciação de territórios focada em valorizar o que se produz localmente. Sandrina Fernandes, a mãe da menina que tem pouco mais de um mês, recebeu o cabaz que considerou ser um incentivo muito bom.

O cabaz bebé inclui um conjunto de higiene, termómetro por infravermelhos, embalagens de fraldas e toalhitas, chupeta, manta, gorro, biberão, conjunto de banho, entre outros produtos. Além deste cabaz, os auxílios ao nascimento e à primeira infância incluem comparticipação mensal para os primeiros ensinamentos junto da comunidade (creche, ama ou serviço similar), apoio em bens e géneros adquiridos no concelho (medicamentos, consultas, equipamentos, alimentação, e outros), comparticipação de 15% nas vacinas anti-rotavírus e anti-meningocócica, entre outros produtos.

Além dos auxílios ao nascimento e à primeira infância, o regulamento criado pelo executivo de Alberto Machado dá ainda apoio às famílias e à fixação de jovens casais.

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here