António Chaves do Paço – Presidente da Junta de Freguesia do Bragado

Bragado é uma freguesia de Vila Pouca de Aguiar com 544 habitantes (censos de 2011), cerca de 900 eleitores, situada na Serra de São Pedro, a 13 quilómetros a norte da sede de concelho. Inclui no seu território os seguintes lugares: Bragado, Carrazedo da Cabugueira, Monteiros e Vilela da Cabugueira.

António Chaves do Paço é presidente da Junta de Freguesia, que tomou posse em outubro de 2013, após ser eleito, pelo PSD, nas últimas eleições autárquicas. Completa, agora, o primeiro ano de mandato à frente da freguesia, após ter ocupado o cargo de presidente da Mesa de Assembleia nos últimos anos. Confessa que sentiu dificuldades, de início, mas que depois “tudo se tornou mais simples”. Ainda assim, “não é uma tarefa fácil” ser presidente da Junta de Freguesia.

Bragado beneficia da proximidade que partilha com as empesas exploradoras de granito, grande parte delas ali instaladas devido à caraterísticas do território e pela proximidade à A24, autoestrada de referência para a região. Inclusive, o nó de Pedras Salgadas está situado precisamente nesta freguesia.

As empresas do setor do granito, entre outras, por exemplo, de madeiras, são uma importante fonte de emprego e essenciais para a criação de dinâmica na freguesia. “Todo o comércio beneficia”, disse. Só na área da restauração, a freguesia possui cinco cafés e pelo menos um restaurante. O próprio presidente possui uma empresa de construção civil que emprega oito pessoas da freguesia.

ponte_ola

Em Bragado podemos visitar a Igreja de São Pedro, o Cruzeiro do século XVII/XVIII, as Pontes da Ola e Românica, esta última com três arcos em pedra e a Quinta da Leonor. Em Monteiros a Ponte de arame (com 30 metros de comprimento) e as adegas subterrâneas ou minas. Em Carrazedo da Cabugueira, o Solar dos Boa-Ventura e Capela de São Sebastião. Por fim, em Vilela da Cabugueira, a Estação Arqueológica de Fronteira (Alta Idade Média) e os cruzeiros.

(…)

Reportagem na integra na edição nº 10 de 11 de novembro de 2014

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here