Cardal, Jales e Termas de Pedras Salgadas discutidos em reunião com Ministério do Ambiente

304

O presidente da Câmara Municipal Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado reuniu com o Ministro do Ambiente, João Fernandes, para procurar solucionar dossiers relevantes para o concelho, tais como as concessões relativas às Águas de Cardal e às Minas de Jales.

Na reunião que decorreu a 15 de novembro, autarca e governante abordaram também o pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de água mineral efetuada pela VMPS e o projeto Aquanattur.

O autarca aproveitou a remodelação governamental que levou a que os respetivos dossiers transitassem do Ministério da Economia para o Ministério do Ambiente, para colocar os assuntos temáticos mais prementes para a região.

Relativamente ao Cardal, Alberto Machado referiu que falta a assinatura de contrato definitivo para que a Câmara fique com a respetiva concessão, recebendo do governante a garantia que será firmado até ao final do ano.

Já quanto à concessão das minas de ouro de Jales/ Gralheira, o autarca que voltou a sublinhar o interesse de um consórcio para a respetiva exploração e que há mais de seis meses que aguarda por uma decisão governamental, recebeu do Ministro que só decidirá depois do parecer (não vinculativo) da APA – Agência Portuguesa do Ambiente.

Quanto ao pedido da empresa VMPS, Águas e Turismo, SA, Alberto Machado mostrou preocupação que a sua aceitação acarretaria no desenvolvimento territorial e, relativamente ao projeto Aquanattur, aguarda-se uma resolução que poderá advir de uma visita parlamentar prevista para o parque termal de Pedras Salgadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here