Concurso de Saltos Internacional reúne os melhores do hipismo

998

O Centro Hípico de Pedras Salgadas está pronto a receber mais um fim de semana de provas de equitação, que decorrem neste verão no equipamento implementado no lugar das Romanas, reaberto em 2015. Nos dias 20, 21 e 22 de julho, o Centro Hípico das Romanas será palco de um Concurso Internacional de Saltos de Obstáculos que contará com a participação de cerca de duas centenas de conjuntos, com cavalos e cavaleiros de vários países.

Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, reconhece a importância em receber, pelo terceiro ano consecutivo, uma prova equestre desta categoria, fazendo jus à tradição hípica existente, desde há longos anos, na Vila Termal.

“Esta é uma das provas com maior referência a nível nacional. Pedras Salgadas tem uma história de gerações de cavaleiros que frequentaram aquele mítico campo de saltos. Nas duas últimas edições ficou comprovado que o recinto tem condições ótimas para realização do concurso em piso de relva, que é raro nos dias de hoje, o que agrada muito aos cavaleiros, que ano após ano demonstram uma grande vontade em participar. Esperamos que seja um evento de sucesso, bem acolhido pela comunidade aguiarense”, referiu.

Neste ano, poderão estar reunidas as condições para a participação de uma jovem cavaleira do no Centro Hípico de Pedras Salgadas, que se iniciou na equitação desportiva há três anos, uma das valências deste equipamento. Depois, haverá animação com coletividades locais, ao longo do fim de semana, com destaque para a atuação da Banda Musical do Pontido, no domingo, um clássico dos concursos de Saltos de Pedras Salgadas, e o sorteio de uma poldra. “Assim, estão reunidas por isso as condições para ser um evento de referência no campo hípico nacional”, acrescentou o autarca.

 

Green Horse fora da organização

Nesta edição, ao contrário dos últimos dois anos, o Concurso de Saltos de Pedras Salgadas não será organizado pela Green Horse. A empresa, que abriu falência, informou que não teria capacidade para organizar o concurso. Entretanto, sem por em causa a realização da prova, a organização foi atribuída ao Centro Hípico de Coimbra. “As datas dos concursos são atribuídas pela Federação Equestre Portuguesa (FEP) a empresas que promovem os eventos. Neste ano, houve um problema com a Green Horse, e por isso tivemos que recorrer a um novo concessionário, que conseguiu essa data, pelo que será ele a dinamizar a prova, uma vez que está credenciado para o efeito”, informou Alberto Machado.

A intenção da autarquia é permitir que o Centro Hípico das Romanas obtenha uma licença para executar provas de saltos de obstáculos nacionais e internacionais. “Estamos a fazer o processo de credenciação para que o Centro Hípico fique responsável por uma data anual, o que facilitaria a dinamização do concurso. Era isso que nos agradava e temos expetativa que, no futuro, o iremos conseguir. Trata-se, todavia, de um processo longo e moroso que estamos a desenvolver. Por isso, para já, recorrermos a outras entidades, já credenciadas junto da federação, com datas atribuídas”, esclareceu.

O Concurso de Saltos Internacional surge integrado na Mostra do Cavalo 2018 impulsionada pela Câmara Municipal e EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso. Este ano, a execução do concurso estará a cargo, pela primeira vez, do Centro Hípico de Coimbra.

O Centro Hípico de Pedras Salgadas, que tem como uma das principais características a pista de relva, voltou a abrir as portas em 2015. O recinto desportivo é constituído por um picadeiro coberto e outro descoberto, bancadas, casa do tratador, uma cavalariça para 32 boxes, entre outras infraestruturas. Entre os vários serviços disponibilizados pelo Centro Hípico está a hipoterapia, aulas equestres, eventos nacionais e internacionais, entre os quais o Concurso de Saltos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here