A apresentação pública da cooperação internacional que junta Tresminas e Las Médulas decorreu a 11 de novembro na AR&PA, feira de restauro e gestão patrimonial em Valladolid e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado e do Diretor Geral de Património Cultural da Junta de Castilla Y León, Enrique Saiz.

Alberto Machado sublinhou que no âmbito do processo de candidatura do Complexo Mineiro Romano de Tresminas a Património da UNESCO, têm sido levados a efeito contactos no sentido de estabelecer uma parceria que alicerce a extensão de classificação de Las Médulas como Paisagem Cultural da UNESCO ao território mineiro de Tresminas.

Enrique Saiz relevou estes territórios mineiros romanos que se encontram na mesma área geográfica do noroeste peninsular e que se complementam. A parceria visa a preservação do património, divulgação e promoção turística e a classificação de Tresminas como Património Mundial associado a Las Médulas.

Na feira internacional de Valladolid, Espanha, a apresentação contou com a presença de autarcas portugueses e espanhóis, designadamente o presidente da junta de Tresminas, António Teixeira, e os alcaides de A Ponte de Domingo Flórez, Julio Escuredo, e de Carucedo, Alfonso Pacios. A comitiva de cooperação integrou os deputados de Castela e Leão, Alfonso Arias e Genaro Martínez.

Neste certame, a parceria implementou as primeiras iniciativas conjuntas, designadamente um stand de promoção turística com técnicos especialistas dos territórios mineiros romanos de Tresminas e Las Médulas (estas classificados como Património Mundial desde 1997), bem como a criação da imagem da parceria institucional que acompanhará as iniciativas conjuntas dos respetivos territórios localizados em Portugal e Espanha.

Edição nº 112

PARTILHAR
Artigo anteriorXV Mostra Gastronómica com muitos sabores
Próximo artigoEdição nº 112
Diretor do jornal semanal "Notícias de Aguiar" Jornalista profissional desde 2009

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here