Esta patente no Museu Municipal de Vila Pouca de Aguiar, até ao dia 30 de novembro, a exposição “Cruzeiros do Concelho”, composta por 18 fotografias a preto e branco, datadas do final do século XX, que surge no âmbito da recuperação de um antigo espólio expositivo.

Esta exposição é baseada na catalogação realizada pelo Padre João Parente, na sua obra “Cruzeiros da Diocese de Vila Real”, de 2004, e em restantes cruzeiros e alminhas existentes no concelho aguiarense, distribuídos por 18 fotografias.

Na sala de exposições é ainda possível visualizar um conjunto de imagens atuais, em formato digital, de todos os cruzeiros catalogados pelo Padre Parente (23) e ainda os que estão patentes na exposição física, da autoria de Filipe Ribeiro, diretor do Notícias de Aguiar.

A exposição tem como objetivo sensibilizar a comunidade local para a necessidade de preservação deste património cultural e religioso, grande parte dos quais edificados nos séculos XVII, XVIII e XIX. Os cruzeiros têm sofrido modificação ao longo dos anos, com adaptações e tentativas de restauro que agravaram a sua integridade.

Edição nº 162

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here