Estatuto Editorial

O “Notícias de Aguiar” reger-se-á pelos seguintes princípios que constituem o seu Estatuto Editorial:

1.º – O “Notícias de Aguiar” é um Jornal de âmbito Local e de Informação independente, cuja linha editorial é orientada por critérios de rigor e seriedade, dando especial relevo às associações locais e atividades culturais que se realizam no concelho de Vila Pouca de Aguiar e na região do Alto Tâmega.

2.º – O “Notícias de Aguiar” está aberto à divulgação de todo o tipo de trabalhos jornalísticos e artigos de opinião que respeitem o seu estatuto editorial. Toda a colaboração promove a participação voluntária dos seus leitores.

3.º – O “Notícias de Aguiar” pratica um jornalismo independente de quaisquer ligações ou interesses políticos, empresariais, raciais, ideológicos, religiosos ou outros. Procura sempre ser rigoroso e objectivo nas notícias que edita, bem como garante a pluralidade de opinião, dá espaço aos diversos sectores da sociedade transmontana e a todas as correntes de pensamento.

4.º- O “Notícias de Aguiar” promove o debate de ideias, sendo um espaço aberto, incentivando à intervenção social, pública e cívica, respeitando sempre a discrição das suas fontes de informação.

5.º – O “Notícias de Aguiar” privilegia o diálogo com os leitores e promove, nas suas secções, a participação dos mesmos. Reservamo-nos, porém, ao direito de intervir na filtragem desta participação, sempre que for necessário.

6.º – O “Notícias de Aguiar” sabe, ainda, que a seleção do material a publicar, a sua colocação nas diversas páginas, os respectivos títulos, a ilustração com fotografias ou gráficos, devem respeitar os critérios de inserção baseados na importância efetiva de cada texto e não nas convicções ideológicas ou interesses particulares de quem as escreve, escolhe ou pagina.

7.º- O “Notícias de Aguiar” tem e terá presente o limites impostos pela deontologia dos jornalistas, pela ética profissional e pelo Código de Conduta dos jornalistas. Quaisquer leis limitadoras da liberdade de expressão terão sempre a firme oposição deste jornal.