Feira das Cebolas: participantes premiados em concursos com adesão popular

429

A cebola foi rainha por mais que um dia. Como o dia 25 de setembro coincidiu a um domingo, na manhã de sábado já havia produtores com banca montada. Milhares de visitantes acorrem a esta feira todos os anos, e por ser fim-de-semana houve atividades com forte adesão popular.

Entre sábado e domingo, escoaram-se perto de 20 toneladas de cebolas, bem como outros produtos à disposição dos visitantes (alho, malagueta, batata, tomate, pimentos…). Com uma cebola de 1.551 kg, Mário Rua foi o vencedor do concurso da cebola, seguido de Acácio Sampaio (1.543 kg) e José Gonçalves (1.471 kg).
Entre os eventos, destacam-se a corrida de cavalos (entre os cavaleiros, os melhores foram João Antunes, Raúl Rebelo, André Reis, Pedro Reis e Luís Gomes).
Igualmente tradicional o concurso pecuário (Clara Fenta vence a secção novilhas sem desfecho; Domingos Mendes vence a secção novilhas com 1º desfecho; Maria de Jesus vence a secção vacas isoladas; João Sousa vence a secção junta de vacas; Miguel Sousa vence a secção novilhos sem desfecho; Carlos Meireles vence a secção touros com 1º desfecho; Maria Sousa vence a secção touros reprodutores e Manuel Rego vence a secção junta de bois).
A forte adesão popular destes eventos, que decorreram no complexo desportivo, também se verificou com a chega de bois. No jogo do malhão, Agostinho Leite venceu ao lançar a pedra a 6,70m, seguido de Valentim Ribeiro (5,99m), André Ribeiro e Aniceto Oliveira (ambos com 5,50m).
Na corrida de burros, José Lima montou sino (1º), Pedro Roque montou jiló (2º) e Sara Castro montou xulo (3º). No recinto da feira, a companhia de teatro Filandorra promoveu teatro de rua com uma forte dinâmica com a comunidade local ao terminar com baile. A mostra e venda de produtos locais e as tasquinhas de gastronomia regional atraíram muita gente ao centro histórico. A procura pelas iguarias estendeu-se à restauração local. A secular feira das cebolas é uma verdadeira festa do mundo rural onde não faltou desporto e aventura, e um forte pendor solidário devidos aos fogos no concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here