A cebola foi rainha por mais que um dia. Como o dia 25 de setembro coincidiu a um domingo, na manhã de sábado já havia produtores com banca montada. Milhares de visitantes acorrem a esta feira todos os anos, e por ser fim-de-semana houve atividades com forte adesão popular.

Entre sábado e domingo, escoaram-se perto de 20 toneladas de cebolas, bem como outros produtos à disposição dos visitantes (alho, malagueta, batata, tomate, pimentos…). Com uma cebola de 1.551 kg, Mário Rua foi o vencedor do concurso da cebola, seguido de Acácio Sampaio (1.543 kg) e José Gonçalves (1.471 kg).
Entre os eventos, destacam-se a corrida de cavalos (entre os cavaleiros, os melhores foram João Antunes, Raúl Rebelo, André Reis, Pedro Reis e Luís Gomes).
Igualmente tradicional o concurso pecuário (Clara Fenta vence a secção novilhas sem desfecho; Domingos Mendes vence a secção novilhas com 1º desfecho; Maria de Jesus vence a secção vacas isoladas; João Sousa vence a secção junta de vacas; Miguel Sousa vence a secção novilhos sem desfecho; Carlos Meireles vence a secção touros com 1º desfecho; Maria Sousa vence a secção touros reprodutores e Manuel Rego vence a secção junta de bois).
A forte adesão popular destes eventos, que decorreram no complexo desportivo, também se verificou com a chega de bois. No jogo do malhão, Agostinho Leite venceu ao lançar a pedra a 6,70m, seguido de Valentim Ribeiro (5,99m), André Ribeiro e Aniceto Oliveira (ambos com 5,50m).
Na corrida de burros, José Lima montou sino (1º), Pedro Roque montou jiló (2º) e Sara Castro montou xulo (3º). No recinto da feira, a companhia de teatro Filandorra promoveu teatro de rua com uma forte dinâmica com a comunidade local ao terminar com baile. A mostra e venda de produtos locais e as tasquinhas de gastronomia regional atraíram muita gente ao centro histórico. A procura pelas iguarias estendeu-se à restauração local. A secular feira das cebolas é uma verdadeira festa do mundo rural onde não faltou desporto e aventura, e um forte pendor solidário devidos aos fogos no concelho.
PARTILHAR
Artigo anteriorEdição nº 104
Próximo artigoEdição nº 105
Diretor do jornal semanal "Notícias de Aguiar" Jornalista profissional desde 2009

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here