A Filandorra – Teatro do Nordeste vai celebrar o Dia Mundial do Teatro, que se assinala no próximo dia 27 de Março, com o espetáculo “O Saco das Nozes” de A. M. Pires Cabral, no Cine-Teatro de Vila Pouca de Aguiar.

Trata-se da mais recente produção da Companhia, estreada no passado mês de Janeiro em Macedo de Cavaleiros, terra natal do autor, que tem percorrido os “palcos” da região com grande adesão dos públicos.

Mais de mil espectadores já assistiram a esta divertida comédia que pretende alertar sobre a desigualdade de géneros, com base em várias histórias da tradição oral que A.M. Pires Cabral tão bem soube refundar neste texto: o Padre de uma aldeia imaginária, onde os homens andam ao jeito da mulher, promete um saco cheio de nozes ao homem que provar ser ele a dar vozes de comando em casa. O único candidato é Matias, homem muito ralhão e que trata a mulher de mau modo. No dia em que se apresenta em casa do Padre para receber as nozes, foge-lhe a língua para a verdade e as nozes acabam por ir parar às mãos de um bispo ardiloso. Inspirar e educar é a marca deixada pela encenação de David Carvalho. O espetáculo está agendado para as 21h00 e tem entrada livre.

A escolha do Município de Vila Pouca de Aguiar para as comemorações do Dia Mundial do Teatro por parte da Filandorra surge pelo investimento regular que este município tem feito nos últimos anos na atividade da Companhia consubstanciado em trabalhos de interação com a comunidade, desde a realização de Ciclos de Teatro para as Escolas, participação em Festas tradicionais como a Feira das Cebolas, o Festival do Ouro Romano, a criação original do Grande Arrastão de Pedra – Festa do Granito, e agora com a criação da Escola de Teatro “Tia Micas”, que arranca no dia 27 de Março.

As catividades que assinalam o Dia Mundial do Teatro inserem-se numa vasta programação desenvolvida pela Companhia durante todo o mês para promover a arte do teatro na região com a iniciativa “Março o mês do Teatro”.

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here