Gabinete municipal ajuda na produção agrícola

774

O território de Vila Pouca de Aguiar apresenta excelentes condições de solo e clima para a produção de cebola. Refira-se que o solo para a produção de cebola deve ser arenoso, bem drenado, rico em matéria orgânica e com Ph neutro.

O Gabinete de Apoio ao Agricultor está a desenvolver um trabalho de proximidade com o produtor onde se inclui a deslocação do técnico ao campo para avaliação dos requisitos à produção, acompanhamento da cultura e apoio na comercialização.

Este tipo de aconselhamento para o agricultor é gratuito e a respetiva logística também fica a cargo do Município. Acresce que, através desse estudo prévio e das operações culturais indicadas, a cultura da cebola é altamente rentável.

A cebola é uma das mais antigas espécies hortícolas cultivadas no mundo e é atualmente a segunda cultura hortícola mais importante (a primeira é o tomate). Portugal tem mantido a sua produção de cebolas nas 120 mil toneladas apresentando uma balança comercial bastante deficitária (importa cem vezes mais do que exporta), pelo que há uma forte possibilidade de ser bem-sucedido.

É ainda de relevar a importância do bolbo na saúde e bem-estar das pessoas dado que a cebola é rica numa substância de origem vegetal (flavonóides) com efeitos antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticancerígeno, antidiabético e anti úlcera. Entre outros fatores, consumir cebola dá a sensação de saciedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here