O Núcleo de Programas Especiais do Comando Territorial da GNR de Vila Real, em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito do Programa CLDS-3G, está a realizar diversas ações de sensibilização sobre prevenção de burlas, destinadas a pessoas idosas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Ao longo da última semana, decorreram ações nas freguesias de Bragado, Capeludos, Sabroso de Aguiar e Alvão, que têm como objetivo principal comunicar os procedimentos de segurança a observar em situações de tentativa de burla ou burla consumada.

Estas iniciativas inserem-se no Programa Apoio 65 – Idoso em Segurança, que visam apoio à camada da população mais desfavorecidas/vulneráveis, como é o caso dos idosos, principalmente os que vivem mais afastados ou isolados dos centros populacionais mais ativos, enquadrável no apoio social que compete à Guarda, dentro desta nova filosofia do servir socialmente.

Em Capeludos de Aguiar, na passada terça-feira, cerca de 20 pessoas, na sua maioria idosos, marcaram presença na sede da Junta de Freguesia para uma sessão de esclarecimento e sensibilização sobre burlas, promovida pela GNR.
Nesta ação, o Cabo Jorge Sousa, da GNR de Vila Real, informou que a Guarda tem como objetivo, no programa “Idoso em Segurança”, garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, promover o conhecimento do trabalho da GNR junto desta população e ajudar a prevenir e a evitar situações de risco.

O guarda deixou alguns conselhos aos presentes, tais como fechar as portas e janelas, quando se ausentarem de casa, além de levar sempre a chave consigo, em caso de estar muito tempo ausente, ainda o dever de informar familiares, amigos ou vizinhos, não transportar muito dinheiro quando vão a feiras ou outros eventos, evitar o uso de joias ou outros adereços de elevado valor, etc.

Notícia completa na versão impressa.

Edição nº 109

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here