Centenas de pessoas prestaram homenagem ao Doutor Carlos Ferreira de Sousa, no passado domingo, dia 3 de abril (dia do seu aniversário), demonstrando todo o orgulho da comunidade local em enaltecer a ilustre figura que faz parte da identidade coletiva aguiarense.
A cerimónia de homenagem teve início às 16 horas com uma eucaristia na antiga Igreja Matriz, celebrada pelo Padre Paulo, seguida de uma romagem ao cemitério, que deu lugar depois ao descerramento do busto feito à sua imagem, na rua com o seu nome, que confina com o Mercado Municipal e a Biblioteca Municipal.

Após a cerimónia protocolar junto ao busto de Carlos de Sousa, que teve a colaboração dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, realizou-se uma sessão solene no edifício do Palacete Silva, numa organização do Município de Vila Pouca de Aguiar e da Comissão Organizadora desta homenagem, composto pelo presidente da Assembleia Municipal, Álvaro de Sousa, o presidente da Câmara, Alberto Machado, o Presidente da Junta de Freguesia, Adelino Machado e os membros da Assembleia Municipal responsáveis pelos partidos que a compõem, PS e PSD, respetivamente, Feliciana Andrade e Armando Mourão. No final da sessão foi distribuído um livro de homenagem ao médico e autarca aguiarense, com testemunhos da família e de quem lhe foi mais próximo.
Carlos Sousa, que faleceu a 1 de janeiro de 2015 aos 89 anos, foi um conceituado e dedicado médico aguiarense. Ocupou o cargo de diretor do Centro de Saúde da sede de concelho e foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar após a realização das primeiras eleições autárquicas no período pós 25 de Abril, decorria o ano de 1976, tomando posse no ano de 1977, cumprindo o mandato até 1980. Foi presidente da Assembleia da Municipal de Vila Pouca de Aguiar nos períodos de 1983-1986 e 1986-1990, foi médico dos Bombeiros Voluntários, tendo exercido outros cargos com vocação para a defesa da causa pública.
(…)
Reportagem completa na edição nº 81, nas bancas

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here