Joana Sofia tem 24 anos e sofre de deficiência intelectual

Esta semana, o jornal “Notícias de Aguiar” teve conhecimento de uma história dramática de uma mãe de Sabroso de Aguiar, viúva há 14 anos, que tem ao seu cuidado uma filha deficiente, totalmente dependente, e que precisa de ajuda.

A filha de Isolina Alves tem vindo a perder a dentição e precisava urgentemente de uma aplicação dentária, que melhorará substancialmente a sua qualidade de vida, nomeadamente na alimentação diária.

Joana Sofia, de 24 anos, sofre de grave deficiência intelectual derivada de situação de meningite, que contraiu aos 18 meses de idade. O seu percurso de desenvolvimento mental foi pautado por acentuado atraso ao nível psicomotor.

Ela é utente regular do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), sedeada em Póvoa do Varzim, no qual está integrada no Centro de Atividades Ocupacionais, beneficiando de atividades de caráter lúdico e terapêutico, no sentido de promoção do seu bem-estar físico e emocional.

Trata-se de uma jovem totalmente dependente na realização dos cuidados pessoais básicos de alimentação (não come por mão própria), higiene (não controla os esfíncteres), e vestiário (não veste nem despe sozinha).

Para além disso, a Joana não possui qualquer sistema de comunicação. Não entende palavras simples nem emite qualquer palavra com significado.

Trata-se, portanto, de uma pessoa totalmente dependente, necessitando do permanente suporte de outrem para atender a todas as suas necessidades e garantir a sua segurança e sobrevivência.

No ano de 2001, Joana perdeu o pai, José Heitor, num fatídico acidente de viação, na EN2. Desde então, esta família tem vivido com sérias dificuldades. Joana apenas recebe da Segurança Social um Subsídio Mensal Vitalício de 170 euros. A mãe, Isolina, para além de receber um pequeno apoio por Assistência a Terceira Pessoa, recebe uma Pensão de Sobrevivência que não chega aos 200 euros.

Toda a ajuda é importante e se estiver disposto a contribuir, contacte o “Notícias de Aguiar” pelo 259046652.

 

Filipe Ribeiro

Notícia na edição nº 40, nas bancas

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here