Município assina protocolo no 30º aniversário da Universidade

540

Na cerimónia comemorativa do 30.º Aniversário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizada na passada sexta-feira, que contou com as presenças do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, e de 30 presidentes de Câmara da Região Norte, foi assinado um amplo protocolo entre o Município de Vila Pouca de Aguiar e a Universidade.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, e o Reitor da Universidade, Fontainhas Fernandes, assinaram um protocolo de colaboração em várias matérias, com especial relevo para o envolvimento da UTAD na candidatura de Tresminas a Património Mundial.

Alberto Machado salientou que este envolvimento da UTAD é o primeiro passo de outras medidas que envolverão outras instituições, visando a apresentação de um estudo prévio da referida candidatura no início do verão de 2017 para apreciação da UNESCO.

Relativamente à importância da classificação, o presidente da autarquia sublinhou a relevância do Complexo Mineiro Romano de Tresminas no contexto nacional, europeu e mesmo mundial, o que por si só, a ser conseguido, potencializará em muito as visitas à região.

Há ainda outras parcerias entre a Universidade e o Município, principalmente no que concerne a recursos naturais, entre elas os trabalhos realizados em Sabroso de Aguiar, no estudo e captação das águas do Cardal (água mineral natural gasocarbónica), pelo Departamento de Geologia da UTAD.

Notícia na Edição nº 79

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here