Na cerimónia comemorativa do 30.º Aniversário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realizada na passada sexta-feira, que contou com as presenças do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, do Presidente da CCDR-N, Emídio Gomes, e de 30 presidentes de Câmara da Região Norte, foi assinado um amplo protocolo entre o Município de Vila Pouca de Aguiar e a Universidade.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, e o Reitor da Universidade, Fontainhas Fernandes, assinaram um protocolo de colaboração em várias matérias, com especial relevo para o envolvimento da UTAD na candidatura de Tresminas a Património Mundial.

Alberto Machado salientou que este envolvimento da UTAD é o primeiro passo de outras medidas que envolverão outras instituições, visando a apresentação de um estudo prévio da referida candidatura no início do verão de 2017 para apreciação da UNESCO.

Relativamente à importância da classificação, o presidente da autarquia sublinhou a relevância do Complexo Mineiro Romano de Tresminas no contexto nacional, europeu e mesmo mundial, o que por si só, a ser conseguido, potencializará em muito as visitas à região.

Há ainda outras parcerias entre a Universidade e o Município, principalmente no que concerne a recursos naturais, entre elas os trabalhos realizados em Sabroso de Aguiar, no estudo e captação das águas do Cardal (água mineral natural gasocarbónica), pelo Departamento de Geologia da UTAD.

Notícia na Edição nº 79

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here