Foi apresentado, na passada sexta-feira, no edifício do antigo Palacete Silva, perante uma audiência de dezenas de pessoas, o novo Plano de Circulação para o Núcleo Urbano de Vila Pouca de Aguiar. O Estudo, encomendado à Universidade do Porto, propõe a criação de uma rotunda, alteração de alguns sentidos e abertura ao trânsito de uma zona pedonal. A população será auscultada e poderá propor alterações ao plano durante esta semana.
Na sessão foram apresentadas à comunidade as medidas de ordenamento e gestão de tráfego propostas pela equipa técnica responsável pela elaboração do estudo, por forma a recolher sugestões dos comerciantes e da comunidade em geral. Algumas pessoas intervieram, sugeriram até alterações que não estavam comtempladas no estudo e, no final, a sessão terminou com a promessa de uma reavaliação.

(…)

Alterações apresentadas a público

As alterações propostas não são, para já, muito significativas. A proposta sugere a criação de uma rotunda na Rua Comendador Silva, ou antiga Estrada Nacional 2, no acesso à escola básica e Pavilhão Municipal. Depois, seguindo a mesma via, chegando aos Correios, será obrigatório virar à direita, para a Av. General Humberto Delgado, ou, à esquerda, para estacionar no parque em frente à Igreja, já que o trânsito será interdito em frente ao Palacete Silva. Ali bem perto, na Rua Dr. António Gil (Urbaguiar), o trânsito será feito no sentido inverso ao atual, ou seja, descendente. Quem usar esta via, chegando à igreja, será possível virar à direita, no estacionamento, e apanhar a Rua Comendador Silva, em direção a Vila Real, ou seguir até à Caixa Geral de Depósitos, onde será obrigatório virar para a Av. de Timor, que manterá os dois sentidos. Há ainda uma rua que, de momento, está condicionada ao trânsito e será reaberta. Trata-se da Rua Central, ou Rua Duque D’Ávila e Bolama, cuja circulação será ascendente, até ao Mercado. É precisamente neste local, na Rua Dr. Carlos Alberto de Sousa, que o trânsito passa a ser feito nos dois sentidos. A Rua António José D’Ávila manterá o sentido descendente.

(…)

* Notícia completa na edição nº 12 do Notícias de Aguiar, terça-feira, dia 25-11, nas bancas.

1 COMENTÁRIO

  1. Vila Pouca de Aguiar virou um labirinto. A distrubuiçao de mapas á população seria uma prenda de Natal útil.

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here