Nos dias 20 e 21 de junho terá lugar um seminário subordinado ao tema “Turismo para Todos no Alto Tâmega – Novos Desafios”, uma iniciativa da EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA, organizada pelos seis municípios: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O encontro foi apresentado publicamente no dia 5 de junho aos órgãos de comunicação social, em conferência de imprensa, na presença de quatro dos seis autarcas do Alto Tâmega: Boticas, Chaves, Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar.

Neste seminário discutir-se-á a importância e a relevância do Turismo para todos, promovendo-se a região e o país, com a participação de um painel de oradores nacionais e internacionais, de indiscutível experiência e qualidade.

Partindo das especificidades do território do Alto Tâmega, serão debatidos temas como a construção de uma oferta turística acessível, o Termalismo e o Turismo de Natureza em cidades e vilas inclusivas, oportunidades de mercado e internacionalização, entre outros. Haverá, ainda, um painel exclusivamente dedicado a exemplos de ofertas de turismo nos seis municípios.

Com mais esta iniciativa, o Alto Tâmega coloca-se na vanguarda da discussão acerca da possibilidade de acesso aos recursos turísticos e à fruição do território por todos, numa estratégia intermunicipal concertada, focada no desenvolvimento turístico sustentado, para a região.

Este será o primeiro de vários encontros que os seis municípios pretendem promover anualmente pelos concelhos do Alto Tâmega, numa estratégia comum de promoção turística, em torno de várias temáticas.

 

“Turismo para Todos No Alto Tâmega”

 

“Turismo para Todos No Alto Tâmega” foi o tema escolhido para este ano, pela relevância do tema na agenda nacional e internacional do turismo, que se pretende um turismo acessível e inclusivo, englobando toda a população independentemente do seu grau de autonomia, nomeadamente no que respeita às suas necessidades especiais ou outros aspetos que possam condicionar a sua facilidade em viajar.

A ideia é tornar o Alto Tâmega num destino turístico para todos, aberto a pessoas com o mais variado leque de necessidades, isto é, numa oferta turística acessível, introduzindo igualmente a acessibilidade e a inclusão de forma integrada, acrescentando assim à oferta turística uma nova dimensão competitiva.

 

Alto Tâmega: destino turístico de excelência 

“Os seis municípios juntos, ainda mais organizados e numa estratégia concertada, pretendemos tornar o Alto Tâmega num destino turístico de excelência”. Foi esta a ideia-chave que os autarcas quiseram passar ontem, aquando do encontro com a comunicação social. O objetivo é promover e cativar ainda mais gente a este território, de variadas potencialidades, numa aspiração de internacionalizar o Alto Tâmega.

 

Edição nº 141

PARTILHAR
Artigo anteriorEdição nº 140
Próximo artigoCapital do Granito reabre portas na sexta-feira
Diretor do jornal semanal "Notícias de Aguiar" Jornalista profissional desde 2009

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here