Música, dança e muito folclore pintaram a festa em Raiz do Monte, este sábado à tarde, dia 25 de julho, com o XIV Festival de Folclore desta culturalmente dinâmica localidade da freguesia de Vreia de Jales.

Este ano, os grupos convidados vieram de todo o Portugal, com “Os Amigos da Associação Barrantes”, de Caldas da Rainha, o Rancho de Nossa Senhora da Nazaré, de Aveiro, e “As Capuchinhas de Santiago de Besteiros”, de Tondela, para além do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Danças e Cantares de Raiz do Monte, fundado em 2001.

O encontro começou às 14h30, com a concentração dos grupos na sede da associação de Raiz do Monte, no cimo da aldeia, seguido do desfile até ao palco, bem no centro da pitoresca localidade. Perto das 16 horas, deu-se início ao festival, com o grupo anfitrião a ser o primeiro a subir ao palco, com mais de 30 elementos. Entre novos e velhos, todos participaram na dança levada ao som da música tradicional transmontana.

No final do festival, a sede da Associação de Raiz do Monte juntou todos os participantes num lanche convívio.

De referir ainda que no próximo sábado, dia 1 de agosto, terá lugar, na mesma aldeia, o “convívio do emigrante”, organizado pela comissão de festas.

Notícia na edição nº 46, nas bancas

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here