Orlando Silva: aguarela que ganha vida

409

Exposição patente no Museu Municipal

O Museu Municipal Padre Rafael Rodrigues tem patente uma exposição de aguarelas de Orlando Silva, designada “Motivos Transmontanos”, que estreou a 29 de junho e que estará patente até 31 de julho.

Não é a primeira vez que expõe no Museu Municipal, nem em Vila Pouca de Aguiar, mas faz com que cada exposição possa parecer a primeira. Ao todo, já vão mais de duzentas, em inúmeros locais, dentro e fora de Portugal, sempre com um reconhecível traço abstrato.

Dos 22 quadros agora expostos, sobressaem vários elementos identificativos da região: como paisagens pastoris, monumentos rurais, aldeias, rios e lagoas, exploração mineira, e outros. O pintor confessa que a sua vertente preferida “é sem dúvida o abstrato”, mas utilmente tem-se dedicado, com mais afinco, à reprodução de alguns paisagens e lugares mais comuns do concelho aguiarense.

Orlando Silva é um artista natural de Cidadelha de Aguiar, nascido em 1954, que frequentou o antigo colégio de Vila Pouca de Aguiar. Em 1971 foi viver para o grande Porto, onde frequentou a Escola Soares dos Reis, o atelier Vicente Lopes, com uma incursão nas artes gráficas, entre outras atividades.

(…)

Notícia completa na edição nº 44

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here