A 36ª Reunião da Primavera, da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens (SPPF), um encontro anual de agricultura, realizou-se pela primeira vez no concelho de Vila Pouca de Aguiar, nos dias 8 e 9 de maio, sob o tema “as pastagens e o pastoreio em áreas de montanha”.

A reunião teve a presença de várias entidades institucionais nacionais e regionais ligadas ao setor agrícola e pecuária, assim como personalidades do meio técnico e científico de Portugal e Espanha. Foi uma oportunidade de reunir os produtores do concelho, a fim de esclarecer dúvidas, conhecer casos de sucesso e os fundos de financiamento destinados ao setor.

(…)

 

A pastagem e a biodiversidade

Nesta sessão, os intervenientes abordaram a milenar atividade dos animais a pastar sob múltiplos aspetos, designadamente a necessidade de ter prados equilibrados, a importância da pastagem no serviço ambiental, o valor económico relevante nas aldeias e o contributo para a autossuficiência alimentar. No concelho aguiarense, existem 662 explorações pecuárias com cerca de seis mil animais de gado bovino e cerca de 11 mil exemplares entre gado ovino e caprino.

(…)

 

Alberto Machado questionou ICNF sobre prejuízos dos lobos

O autarca aproveitou a presença do Diretor Regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para o alertar para os prejuízos causados pela presença do lobo e pedir uma maior celeridade no pagamento dos danos. Alberto Machado sugeriu ainda o apoio da câmara nesta matéria. “Estamos disponíveis a colaborar com o ICNF no pagamento dos prejuízos, adiantando o dinheiro aos produtores. É inadmissível que os proprietários percam animais atrás de animais e estejam seis, sete, oito meses à espera das indemnizações. Se a autoridade competente, neste caso o ICNF, não tem agilidade ou capacidade de pagar em tempo útil, a câmara poderá fazê-lo e ser ressarcida mais tarde, porque os prazos existentes não são compatíveis com a atividade que desenvolvem”, disse.

(…)

Reportagem completa na edição nº 36, nas bancas

 

 

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here