Os idosos da freguesia de Sabroso de Aguiar tiveram a oportunidade de contactar com os seus entes queridos, que residem fora do país, através de uma chamada de vídeo pela Internet, realizada no último domingo, na sede da Junta de Freguesia.

A iniciativa surge no âmbito de um projeto designado “Aproximar avós e netos através das Tecnologias de Informação e Comunicação”, protocolado entre o Município de Vila Pouca de Aguiar e a Associação LEQUE, que pretende colocar a falar os idosos aguiarenses em situação de isolamento com os familiares espalhados pelo mundo.

“Existem centenas de seniores em situação de isolamento e com a família emigrada nos quatro cantos do mundo, muitos deles abandonados à saudade. Neste projeto fazemos o levantamento desses seniores e estabelecemos o contacto, via Skype, com os familiares que não veem com frequência”, informou Celmira Macedo, responsável pela LEQUE.

No primeiro ano do projeto, realizado no distrito de Bragança, foram feitas cerca de 50 chamadas via Skype para vários pontos do mundo, tendo estado envolvidas aproximadamente 100 pessoas (idosos e familiares emigrados) em várias freguesias de Miranda do Douro, fazendo ligações para 20 países dos cinco continentes. Agora, o projeto chega a Vila Pouca de Aguiar, o primeiro concelho do distrito a aderir ao programa.

(…)

Reportagem completa na versão impressa

Edição nº 114

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here