Manuel Lopes, manager internacional da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), esteve em Vila Pouca de Aguiar, na passada semana, no âmbito da organização do jogo particular Portugal – Suíça, que vai ter lugar no Complexo Desportivo Municipal, a 20 de junho. O evento servirá, principalmente, para homenagear Julien Bardy, atleta nacional com raízes aguiarenses e um dos melhores na modalidade.

O “Notícias de Aguiar” teve o privilégio de receber Manuel Lopes (na foto à esquerda), na sua redação, que, acompanhado de Luís Roçadas, diretor do Desportivo Transmontano, e Filipe Ribeiro, delinearam estratégias para a promoção do evento na comunicação social regional.

Julien Bardy, que embora tenha nascido na cidade francesa de Clermont Ferrand, é filho de mãe portuguesa, natural de Vila Pouca de Aguiar (Cidadelha de Aguiar), local onde passou com regularidade férias na infância e visita com frequência.

“Para ele é um enorme orgulho representar a seleção do seu país. Apesar de ter vivido sempre em França – joga pela equipa de Clermont – e não ser completamente fluente em português, não hesitou na hora de escolher a seleção das quinas”, referiu Manuel Lopes, um entusiasta da modalidade que também é transmontano (natural do concelho vizinho de Ribeira de Pena).

O dirigente, radicado em França, confessa que Portugal ainda tem um longo caminho para percorrer no que concerne à modalidade, comparativamente a outros países da Europa. “Em França, o Rugby atrai tanta gente como o futebol e tem dezenas de clubes profissionais. Não é por acaso que a seleção é uma referência internacional”, enalteceu.

Com a organização deste encontro, que se realiza pela primeira vez em Trás-os-Montes, o objetivo também é introduzir o rugby nas escolas do concelho. Para isso, a seleção vai trazer técnicos que irão dar formação a professores e treinadores. A par disso, vai realizar-se, na parte da manhã do dia 20, um encontro de equipas de formação, à semelhança de qualquer jogo de preparação da seleção de todos nós.

 

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here