É já neste primeiro fim de semana de fevereiro, dias 03, 04 e 05, que todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Municipal, para mais uma edição dos “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro”.

Os visitantes do certame, destinado à promoção dos diferentes produtos gastronómicos locais, poderão adquirir todo o tipo de enchidos produzidos exclusivamente no concelho, e de forma tradicional, por empresas certificadas e licenciadas, não faltando a alheira, linguiça, salpicão, chouriços variados, presunto, carnes de porco, mas também pão centeio, bola de carne, folar, pastel de Chaves, licores e compotas, frutos secos, entre muitos outros produtos genuínos e de elevada qualidade, que estarão distribuídos ao longo dos 89 expositores participantes.

Haverá ainda espaço para os reconhecidos vinhos DOC Trás-os-Montes, bem como uma secção destinada ao artesanato, com a presença de artesãos de toda a região Norte do país.

Este ano, os “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” vão contar com a iniciativa “Fim de Semana Gastronómico”, organizada pelo Município de Chaves, em colaboração com a ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, na qual participam 58 restaurantes locais, com propostas de pratos de cozinha tradicional, por um preço pré-estabelecido, que podem ser consultados em www.chaves.pt. Cada restaurante apresenta duas ementas que incluem as entradas, o prato principal, à escolha entre duas opções, e as sobremesas.

Vão ser várias as iguarias gastronómicas transmontanas em destaque, como o arroz de fumeiro, os milhos com costelinhas, a alheira com grelos, a feijoada à transmontana, o cozido à portuguesa, os ossos de assuã, o tradicional bacalhau, a posta de vitela e muitos outros pratos para degustar.

No sábado à tarde, dia 04, a partir das 14h20, os “Sabores de Chaves – Feira do Fumeiro” vão estar em direto desde o interior do recinto da feira, com o programa televisivo “Aqui Portugal” da RTP1. Ao longo da transmissão serão muitos os artistas conhecidos que subirão ao palco do programa para animar a festa. Como apresentadores vão estar Hélder Reis, Catarina Camacho e Tiago Góes Ferreira.

Durante os três dias do certame será muita a animação, não faltando a atuação de grupos de danças e cantares tradicionais do concelho, ranchos folclóricos, concertos e muita música tradicional. Do programa do evento destaque para o concerto de sexta-feira, dia 03, com a atuação do grupo “Torga”, pelas 21h00, e dos “Ronda da Madrugada” no domingo, dia 05, pelas 18h00. A entrada é livre.

Pelo segundo ano consecutivo, terá também lugar um passeio Todo o Terreno pelas paisagens flavienses, domingo, dia 05, com saída do Mercado de Chaves, pelas 09h00.

A iniciativa é organizada pela EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso e Município de Chaves, prevendo-se, este ano, ultrapassar a marca do ano passado, quer em número de visitantes, quer em volume de produtos vendidos ao longo dos três dias.

Vai ser um fim de semana em grande com fumeiro, vinhos, artesanato, gastronomia, música e ainda futebol. No dia 04 terá lugar pelas 16h00, o jogo entre o Grupo Desportivo de Chaves e o Boavista, no Estádio Municipal Eng. Branco Teixeira.

O Município convida desde já toda a população a juntar-se à festa e a provar os sabores típicos flavienses.

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here