Filipe Serôdio – Presidente da Junta de Freguesia de Sabroso de Aguiar

Com apenas 34 anos, Rui Filipe Alberto Serôdio, de Sabroso de Aguiar, é o mais jovem presidente de junta do concelho. Tomou posse em 2013, sem nunca ter ocupado nenhum cargo político, e não se arrepende da decisão. Confessa que ao início foi difícil, para ele, convencer o eleitorado, dada a tenra idade, mas rapidamente ganhou a confiança dos eleitores mais idosos.

Filipe Serôdio é licenciado em Engenharia Química, exerce o cargo de técnico de qualidade e produção numa empresa de Loivos-Vidago e confessa que o que levou a escolher este caminho “foi um sonho de criança”. “Desde cedo que me importei com os interesses da freguesia e sempre sonhei em fazer mais pela minha terra. Estou, por isso, no sítio certo para realizar este sonho”, referiu. Ainda assim, o autarca confessa que não toma qualquer decisão sem auscultar as pessoas. “É a melhor forma de sabermos se o que estamos a fazer é bem feito”, adiantou.

Com 834 eleitores e 684 habitantes residentes, a freguesia, que inclui no seu território um único lugar (Sabroso de Aguiar), foi criada em 9 de Julho de 1993 por desanexação da vizinha freguesia da Vreia de Bornes, teve com presidentes Dr. Adriano Fernandes e Jaime dos Anjos. A falta de trabalho acabou por afastar, ao longo dos anos, muitas pessoas que procuravam trabalho, contudo, a zona industrial, ali bem perto, é uma prova de bom desempenho e dinâmica empresarial. “Em pouco tempo acredito que terão que disponibilizar mais terreno para novas empresas”, perspetivou.

Para além disso, “é preciso criar mais incentivo, prestar consultoria e acompanhamento aos jovens empresários”, algo que a autarquia, através de gabinete de apoio ao empresário, já tem vindo a desenvolver. “As entidades responsáveis devem analisar o mercado e apresentar soluções e estudos para as pessoas que estiverem interessadas em iniciar um negócio”, disse.

IMG_8111

Em Sabroso de Aguiar é possível visitar a Capela de Santo Amaro, Capela da Senhora do Loreto (vestígios), Alminhas, Parque de Lazer,  Capelinha da Senhora dos Caminhos, Fonte da Rosa, Fonte Romana, Cruzeiro da Senhora da Piedade, Fonte de Água Mineral de Sabroso de Aguiar e Nova Fonte.

(…)

Reportagem na íntegra na edição nº 13 de 2 de dezembro de 2014

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here