António Gonçalves – Presidente da Junta de Freguesia de Soutelo de Aguiar

Soutelo de Aguiar é uma freguesia de Vila Pouca de Aguiar, com 638 habitantes (2011), mas com cerca de 900 eleitores, situada no vale de Aguiar, a quatro quilómetros a sul da sede do concelho. Inclui no seu território os seguintes lugares: Fontes, Montenegrelo, Parada do Corgo e Soutelo de Aguiar. Até 1 de Julho de 2003 pertenciam também a esta freguesia os lugares então transferidos para a nova freguesia da Lixa do Alvão.

António Gonçalves tomou posse, pela primeira vez como presidente, em outubro do ano passado. Abdicou da sua carreira como militar no Porto para se dedicar, “praticamente a tempo inteiro”, como presidente da Junta de Freguesia. “É um sacrifício que fazemos em prol da população. Sacrifiquei a minha vida pessoal – a família continua no Porto – e profissional – passei à reserva militar – para me dedicar a este cargo, mas não estou arrependido”, desabafou o autarca, que continua a deslocar-se, do interior para o litoral, todas as semanas.

Soutelo de Aguiar

António Gonçalves, que todos os dias percorre os quatro lugares da freguesia, conta, hoje, com cerca de 600 habitantes, mas o número de pessoas cada vez desce mais. 82 por cento da população é adulta, e desta, aproximadamente metade tem mais de 60 anos. Só no espaço de um ano faleceram 15 pessoas e apenas nasceram três. Por isso, o responsável espera ver aprovado, já na próxima assembleia, um subsídio escolar e outro de natalidade que irá atribuir às famílias, para promover a fixação de pessoas na freguesia.

(…)

*Notícia completa na edição nº 14, de 9 de dezembro, nas bancas

 

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here