O concelho de Vila Pouca de Aguiar vai enfrentar tempo frio constante, em especial de 17 a 19 de janeiro, que segundo o IPMA será de persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Continente e Açores com aviso amarelo devido ao tempo frio que se fará sentir, em especial nesta região.

Nesse sentido, segundo a previsão meteorológica as temperaturas descerão na região a cerca de cinco graus negativos e as máximas andarão entre os quatro e os seis graus.

Aliás, já esta madrugada, João Fontes, da Proteção Civil Municipal, verificou que estavam seis graus negativos no vale de Aguiar, Ferreirinho, pelo que se aguarda ainda temperaturas mais baixas.

João Fontes afirmou que já foram utilizadas mais de 15 toneladas de sal-gema em todas as estradas municipais do concelho e em muitas ruas de várias localidades. As geadas duras e o gelo obrigam a trabalho redobrado de espelhamento de sal. A proteção civil apela que autarcas e cidadãos colaborem nas ações de manutenção por todo o concelho.

A Direção-Geral da Saúde recomenda que uma pessoa use várias camadas de roupa; proteja as extremidades do corpo; em casa agasalhe-se bem; tome a medicação prescrita; facilite a circulação de ar; evite permanecer muito perto da fonte de calor; beba água ao longo do dia; beba chá ou tisanas sem açúcar; faça refeições frequentes; coma frutos e hortícolas da época; consuma alimentos com teores elevados de vitamina D; evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas; mantenha-se ativo; fique atento ao piso escorregadio; se necessitar de aconselhamento ligue à Saúde 24 através do número: 808242424.

Fonte: CM Vila Pouca de Aguiar

Edição nº 120

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here