O seminário “Turismo para Todos no Alto Tâmega: Novos Desafios” realizou-se em Vidago e Pedras Salgadas, nos dias 20 e 21 de junho, uma iniciativa organizada pela EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso que envolveu os seis municípios.

Há novos desafios para o turismo no Alto Tâmega. O primeiro é a concentração de esforços para a promoção conjunta do território (para isso será criada uma Loja de Turismo comum aos seis concelhos) e o outro é tornar a visita acessível a todos os turistas, sem barreiras ou obstáculos.

(…)

Este foi o primeiro de vários encontros que os seis municípios pretendem promover anualmente pelos concelhos do Alto Tâmega, numa estratégia comum de promoção turística, em torno de várias temáticas.

Para Isabel Castro, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, “este é um destino em que todos podem vir, estar e desfrutar”. “O norte de Portugal tem muito para oferecer. Somos um território pequeno mas temos uma oferta muito diversificada – à semelhança do Alto Tâmega – e conseguimos proporcionar a quem nos visita várias experiências num curto espaço de tempo”, disse.

A responsável espera que este seminário “possa captar a atenção dos empresários da cadeia de valor de turismo da região norte e todos os agentes públicos que trabalham com o turismo para este plano estratégico de turismo acessível do Porto e Norte de Portugal”.

Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, confirmou que este é o primeiro seminário de todo o Alto Tâmega. “É a primeira vez que o Alto Tâmega promove uma iniciativa de âmbito turístico de forma conjunta, com a promoção dos seis municípios. Defendi sempre essa visão desde que fui eleito presidente de câmara e agora enquanto presidente da CIM estou a tentar passar à prática. Foram aqui apresentados casos de sucesso que podem ser transversais aos seis municípios”, disse.

(…)

Reportagem na íntegra na versão impressa.

Edição nº 143, já nas bancas

Veja o vídeo:

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here