A Unidade de Cuidados na Comunidade de Vila Pouca de Aguiar (UCCVPA) concorre, este ano, na Missão Sorriso, com o projeto “dar sorriso aos anos”. O objetivo é a promover a inclusão e o envelhecimento ativo dos idosos no concelho.

Com vista à promoção deste projeto, realizado em parceria com o Notícias de Aguiar, Rádio Clube Aguiarense e Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, a UCC está a percorrer várias instituições do concelho, na área institucional, cultura, desporto, etc, para fotografar o apoio demonstrado. No final da campanha, as fotografias serão publicadas aqui, neste semanário.

O projeto “dar sorriso aos anos” “surge no âmbito da promoção do envelhecimento ativo, com especial destaque para a participação de cada um dos idosos no quotidiano social e na redução do isolamento a que vão estando sujeitos”, informou a promotora do projeto.

A Organização Mundial de Saúde define “Envelhecimento Ativo” como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. O conceito de envelhecimento ativo implica uma ação multidisciplinar e interdisciplinar.

“Existem vários determinantes que interferem no envelhecimento. Para além dos determinantes biológicos, genéticos e psicológicos, também os fatores externos, como os comportamentais, ambientais e os sociais contribuem para a forma como se envelhece. Importantes exemplos destas situações são os fenómenos de solidão e de isolamento de muitas pessoas idosas (isto é uma situação frequente que se tem verificado no concelho). Com o aumento da idade, a saúde vai diminuindo. Pequenas mudanças à nossa volta podem melhorar significativamente a vida das pessoas com a deficiência, dependência ou outros problemas de saúde. Assim, o envelhecimento ativo significa também desenvolver as competências e capacidades dos idosos para que se mantenham autónomos o máximo de tempo possível e da melhor forma. É importante ajudar as pessoas a perceberem o seu potencial e a participarem na sociedade de acordo com as suas necessidades, desejos e capacidades. Por tudo isto, este projeto tem como finalidade promover o envelhecimento ativo dos idosos sós e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida e inclusão social”, pode ler-se na candidatura à Missão Sorriso.

 

Promover inclusão atividades coletivas

O objetivo, esse, “é conseguir que todos os idosos sós em programa possam ter pelo menos uma atividade de lazer e cultura fora de casa (da aldeia em que moram) durante o ano, conseguir a inclusão dos idosos na vida ativa do concelho dentro das suas limitações através da partilha de experiências e opiniões e necessidades do concelho, e garantir a todos os idosos do programa uma atividade mensal promovendo a sua autonomia.

O projeto “dar sorriso aos anos” destina-se a idosos com mais de 65 anos que vivam sozinhos ou apenas com um convivente, neste último caso, que o idoso esteja mais do que 12 horas por dia sozinho.

A Unidade de Cuidados na Comunidade é uma unidade funcional do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACeS ATB).

O concelho aguiarense, de acordo com os censos de 2011, tem uma população residente de 13187 habitantes, dos quais 3.865 são idosos. Na última década, a população idosa tem vindo a aumentar, isto comprova-se com a diferença nos censos de 2001 para 2011, em que se verifica um aumento significativo no índice de envelhecimento de 136,38% para 234,10%, e no índice de dependência de idosos de 32,34% para 43,4%, sendo a variação da população de 11,61%.

 

 

Missão Sorriso

A Missão Sorriso começou por apoiar uma Instituição de Solidariedade Social em 2003, depois alargou a atuação a unidades pediátricas e, em 2011, apoiou também Agrupamentos de Centros de Saúde e Instituições de Solidariedade Social. Nos últimos 11 anos, contribuiu com mais de 9 milhões de euros, que se traduzem em equipamentos hospitalares, materiais diversos de apoio a crianças e seniores e ainda em produtos básicos de alimentação e higiene.
Este balanço é verdadeiramente a prova de reconhecimento público e da notoriedade que o projeto Missão Sorriso tem na sociedade civil. O Continente agradece o envolvimento e participação de todos.

 

 

Vote_Missão_Sorriso_UCC_site

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here