José Diegas – Presidente da Junta de Freguesia de Valoura

Valoura é uma freguesia de Vila Pouca de Aguiar, situada na encosta da Serra da Padrela, 13 quilómetros a nordeste da sede do concelho. São apenas três aldeias que compõem esta freguesia: Valoura, Vila do Conde e Cubas. Os cerca de 400 habitantes e 600 eleitores, distribuem-se, essencialmente, pelas duas maiores: Vila do Conde e Valoura.

A cumprir o segundo mandato enquanto presidente, José Diegas, eleito pela primeira vez em 2009, faz um balanço “extremamente positivo” do trabalho realizado pelo executivo que lidera, não fosse o resultado eleitoral expressivo conseguido em 2009. “O resultado que obtivemos deu-nos força para enfrentarmos este novo mandato. Até agora, está a ser muito bom”, considerou.

Na freguesia podemos encontrar a aldeia com menor número de habitantes do concelho. Cubas, lugar onde mora apenas um casal, tem ligação por estrada alcatroada há relativamente pouco tempo, um fator que, associado a outros, motivou a saída, ao longo dos anos, de muitos dos seus habitantes. “Há 20 ou 30 anos a aldeia tinha cerca de 40 a 50 pessoas. Nunca foi uma aldeia muito grande, mas tinha muita vida e é muito fértil. Até há bem pouco tempo estava praticamente reservado a duas famílias. Agora, apenas uma resta”, explicou José Diegas.

Centro-Social-de-Vila-do-Conde

Ficam as paisagens, as melhores do concelho, garante o presidente, a história e as suas gentes.

Em Valoura é possível visitar a Igreja Matriz de Santa Iria, Cruzeiro, Alminhas, Fontes de Mergulho, Fontanários, Canastros, Relógios do sol e Moinhos. Em Vila do Conde, a Capela Nossa Senhora do Rosário, Calvário / Via-Sacra, Alminhas, Cruzeiro, Fontes de Mergulho, Fontanários, Tanques e Relógio de Sol. Finalmente, em Cubas, a Capela de Santa Bárbara, Igrejinha de S. Luís, Casa da Morgada, Tanques e Fonte de Mergulho.

Capela-de-Cubas

(…)

Reportagem na integra na edição nº 17 de 30 de dezembro de 2014

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here