Vila Pouca de Aguiar acolhe prova de competição canina

2114

Vila Pouca de Aguiar vai receber prova de competição canina que irá apurar os representantes de Portugal no Campeonato Mundial de Agility.

No próximo fim de semana, 26 e 27 de maio, o Complexo Desportivo Municipal vai receber cerca de meia centena de cães e condutores nesta prova seletiva.

As provas irão decorrer sábado (entre as 12h45 e as 19 horas) e domingo (entre as 9h30 e as 15 horas) no campo de 7 que integra a pista Zé Cavaco.

Inicialmente, o percurso é definido pelo juiz de prova e os obstáculos (salto, túnel, paliçada, e outros) correspondem ao nível de dificuldade e grau do cão, designadamente grau 1 (iniciado), grau 2 (intermédio) ou grau 3 (avançado). Depois, ainda sem o cão, o condutor tem entre cinco a sete minutos para o reconhecimento da pista, e inicia a prova com o cão a ter que, velozmente, seguir a ordem correta dos obstáculos, marcar as obstruções de contacto e evitar queda de varas para terminar a prova sem faltas.

Contando com o apoio do Município, esta competição será realizada pelo Caniclube – Escola de treino canino fundada em 1997, Maia, que se dedica a obediência básica e ao agility (tem uma equipa de competição a participar no Campeonato Nacional desde 1997 e já organizou 90 provas do campeonato).

O Campeonato Nacional de Agility desenrola-se sob a égide do Clube Português de Canicultura e é constituído por cerca de 30 provas organizadas pelos clubes de agility. O Campeonato Mundial de Agility 2018 irá decorrer de 4 a 7 de outubro em Suécia).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here