O município de Vila Pouca de Aguiar subiu um lugar no Índice de Transparência Municipal e continua no top 10 dos municípios que mais informação disponibilizam aos cidadãos. Vila Pouca de Aguiar conseguiu uma pontuação de 96,70, em 100, subindo do 8º lugar, conseguido em 2015, para o 7º posto em 2016.

O Índice de Transparência Municipal (ITM), que avaliou 308 autarquias portuguesas,mede o grau de transparência das Câmaras Municipais, através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites, entre outros meios de informação.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; Transparência na área do Urbanismo.

Pela primeira vez em quatro anos, os municípios portugueses conseguiram uma pontuação média positiva no Índice de Transparência Municipal da associação que em Portugal representa a rede global anticorrupção Transparência Internacional.

Top 10:

1 – Alfândega da Fé
2 – Carregal do Sal
3 – Águeda
4 – Arcos de Valdevez
5 – Vila Nova de Cerveira
6 – Pombal
7 – Vila Pouca de Aguiar
8 – Ponte da Barca
9 – Valongo
10 – Cartaxo

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here