Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social Mais

O CLDS+, que em Vila Pouca de Aguiar assume a designação de “Dar + Vida ao Concelho”, resulta da uma parceira entre o Instituto da Segurança Social I.P., a Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar, Entidade Coordenadora Local da Parceria.

Este programa, a decorrer desde 2013, tem como objetivo promover a inclusão social dos cidadãos através de ações executadas em parceria com diversas entidades da região, que permitam contribuir para o aumento do emprego, para o combate da exclusão social e das situações críticas de pobreza, em especial a infantil e a inclusão ativa de pessoas idosas, com deficiência ou incapacidade.

Um dos projetos que o CLDS+ tem vindo a implementar e talvez um dos maiores desafios, é o voluntariado de proximidade para pessoas idosas. Este projeto, que surgiu a partir da identificação de um problema de isolamento e solidão de uma parte significativa da população idosa do concelho, visa combater o isolamento de pessoas idosas ou com algum grau de incapacidade, nas diversas aldeias do concelho.

O bem-estar psicológico do idoso está relacionado com o ambiente doméstico, pois a casa adquire um significado especial, com memórias e laços afetivos fortes. São muitos os idosos que, embora se sintam sós, recusam a possibilidade de integrar instituições de apoio à terceira idade.

O que se pretende com o projeto de voluntariado é, com base nas relações de proximidade, procurar resgatar os laços de solidariedade existentes na comunidade e promover um conjunto de respostas pessoais e sociais, que promovam o bem-estar dos idosos.

Conscientes das dificuldades que iriam surgir e de que se trata de um projeto ambicioso, o CLDS+ procurou envolver diversos parceiros além da Santa Casa da Misericórdia e do Município, nomeadamente, juntas de freguesia, paróquias, associações locais, além da comunidade em geral.

Ultrapassados alguns obstáculos iniciais, sobretudo ao nível da identificação dos idosos que necessitam de apoio e da mobilização de voluntários, o projeto está já a decorrer em algumas freguesias do concelho.

Após as visitas iniciais aos beneficiários por parte dos voluntários, técnicos do Município e técnicos do CLDS+, para identificação das necessidades, estabeleceram-se planos de intervenção que são implementados pelos voluntários, em visitas semanais aos idosos.

Os beneficiários sinalizados têm acolhido de forma extremamente calorosa os elementos do projeto, sendo visível a sua alegria quando recebem a visita dos voluntários.

O CLDS+ manifesta, mais uma vez, o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos voluntários que colaboram neste projeto, sem os quais não teria sido possível alcançar estes resultados.

Notícia na edição nº 39

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here