Irineu Salgado Lage – Presidente da Junta de Freguesia de Vreia de Bornes

Vreia de Bornes é uma freguesia com 652 habitantes (censos de 2011), localizada na Serra da Padrela, a 8 quilómetros da sede do concelho. inclui no seu território os seguintes lugares: Barbadães de Baixo, Barbadães de cima, eiriz, Soutelinho do monte e Vreia de Bornes. Até 9 de Julho de 1993 incluía ainda a aldeia de Sabroso de aguiar, que foi então desanexada como freguesia autónoma.

O autarca, Irineu Salgado Lage, eleito em 2009, foi reconduzido ao cargo de presidente em 2013, e cumpre, agora, o segundo mandato. Confessa que o seu cargo está dependente da vontade e da necessidade das pessoas, uma vez que, sem elas, o seu trabalho não faria sentido. “Nós trabalhamos em prol das pessoas. Se não existirem, não adiante ter boas infraestruturas”, referiu Irineu, ciente da aceleração da desertificação na freguesia e no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Por essa razão, o presidente está a “considerar toda a política da freguesia”. “No primeiro mandato melhoramos as infraestruturas básicas, como acessibilidades, saneamento, para além da requalificação da casa paroquial, e a instalação da sede de freguesia na antiga escola primária de Eiriz, entre outras intervenções. Agora, mais do que nunca, devemos focar-nos principalmente nas pessoas”, disse.

VREIA-(Calvário-de-Soutelinho-do-Monte)

Na freguesia é possível visitar, em Eiriz e Vreia de Bornes, a Capela do Horto, relógios do sol, alminhas, canastros, fontes de mergulho, moinhos, cruzeiros, fontanários, dólmens, solares, arte rupestre (Cruz do Coro) e Solar dos Sousa Magalhães de Madureira e Castro. Em Barbadães de Cima, o Lugar dos Castelos, em Barbadães de Baixo o Moinho de Vento e Cateo da Ferramenta. Por fim, em Soutelinho do Monte, o Calvário (catorze cruzes de granito) e Casa dos Ribeiros.

(…)

Reportagem na integra na edição nº 19 de 13 de janeiro de 2015.

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here