Está a chegar a XV edição da Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, um certame dedicado à indústria extrativa e transformadora do granito, mas não só. Entre 17 e 19 de junho, a feira ficará instalada no Pavilhão Gimnodesportivo Dr. Francisco Gomes da Costa e zonas envolventes, numa área de 8.500 m2 onde estarão dispostos mais de 140 expositores, dos quais 43 surgem associados à indústria do granito.

A Feira dá a conhecer muita pedra, mas dá a provar e mostrar muito mais: gastronomia, produtos regionais, artesanato, atividades de coletividades, entre outros, além de muita animação musical e cultural assegurada por artistas nacionais e regionais.

12 toneladas é quanto se propõem arrastar as centenas de pessoas, das várias freguesias do concelho, que irão participar no Arrastão da Grande Pedra (domingo, às 16h), o momento alto da festa, e que serão compensadas com uma sopa de pedra para retemperar energias.

 

“Tudo cabe na dinâmica da feira”

Para o vereador do município de Vila Pouca de Aguiar, Duarte Marques, a Feira do Granito é muito mais do que um encontro de profissionais do setor. “Pretende-se que se faça uma ligação integrada com todas as atividades económicas relacionadas com o sector do granito, como a gastronomia, as artes, o comércio local, etc. Tudo cabe na dinâmica da feira”.

O responsável destacou o esforço da comunidade em capitalizar e valorizar todo o setor, participando nas várias atividades promovidas pela autarquia, como o workshop de culinária, o workshop de cocktails, e ações em vitrinismo para decoração de montras nas lojas comerciais. “Queremos com a feira homenagear o setor do granito e os seus agentes. É o pulsar da atividade económica de Vila Pouca de Aguiar que se pretende amplificar”, explicou.

Reportagem na edição nº 91, nas bancas

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here