Foram dois dias a escoar produtos regionais e a servir dezenas de refeições à base de cogumelos, castanhas, cabrito ou vitela maronesa. A 12 e 13 de novembro, a XV Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar disponibilizou os melhores produtos regionais e várias propostas para desfrutar da natureza envolvente.

Nesta edição, houve um aumento de adesão de restaurantes e também as pastelarias com o doce de aguiar (à base de castanhas) e o pastel de aguiar (à base de cogumelos) quiseram fazer parte do mais importante evento de gastronomia local.

Nesse sentido, houve quinze restaurantes com pratos associados ao cabrito, castanhas e cogumelos e outros produtos da gastronomia regional, sendo de destacar a conhecida míscarada por ser um refogado de cogumelos tão característico no outono.

Nesta altura de São Martinho, também os fins de semana gastronómicos (iniciativa promovida pela Turismo do Porto e Norte de Portugal) realçaram várias iguarias gastronómicas regionais fornecidas pelos restaurantes locais.

Fruto da colaboração entre Município e empresários locais, EHATB, AE Corgo, Academia Micológica, Aguiarfloresta, Grupo de Caminheiros e Teatro Filandorra, a XV Mostra Gastronómica disponibilizou atividades ao ar livre (caminhada, apanha de cogumelos, e outras) e dentro de portas (cozinha ao vivo, concursos temáticos, teatro e música).

Edição nº 112

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here