A XV Mostra Gastronómica de Vila Pouca de Aguiar, que se realiza a 12 e 13 de novembro, teve um aumento de adesão de restaurantes e são várias as pastelarias que se associam ao mais importante evento de gastronomia local.

Nesse sentido, haverá quinze restaurantes com pratos associados ao cabrito, castanhas e cogumelos e outros produtos da gastronomia regional, sendo de destacar a conhecida míscarada por ser um refogado de cogumelos tão característico nesta altura do ano. Relativamente às pastelarias, haverá sete estabelecimentos comerciais onde poderão ser apreciados o doce de aguiar (à base de castanhas) e o pastel de aguiar (à base de cogumelos).

No fim-de-semana de São Martinho, o ponto de encontro será no Mercado Municipal onde haverá pontos de venda de produtos, concursos, animação musical e cultural, e showcooking com Duarte Eira, um dos melhores chefs cozinheiros do país.

Fruto da colaboração entre Município e empresários locais, EHATB, AE Corgo, Academia Micológica, Aguiarfloresta, Grupo de Caminheiros e Teatro Filandorra, a XV Mostra Gastronómica disponibilizará atividades ao ar livre e dentro de portas, despertando a mente à natureza e o estômago aos sabores tradicionais da gastronomia transmontana.

PARTILHAR
Artigo anteriorApanha da castanha atrasada três semanas
Próximo artigoEdição nº 111
Diretor do jornal semanal "Notícias de Aguiar" Jornalista profissional desde 2009

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here