O Partido Social Democrata (PSD) entregou na segunda-feira, dia 18 de agosto, no Tribunal Judicial de Vila Pouca de Aguiar, as listas oficiais dos candidatos às próximas eleições autárquicas agendadas para o dia 12 de outubro. A formalização contou com a presença da atual presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, que sublinhou a confiança do partido no projeto apresentado à população aguiarense.

“Formalizamos a entrega das listas dos nossos candidatos. São os melhores candidatos para o concelho, com várias propostas apresentadas publicamente aquando da minha candidatura”, afirmou Ana Rita Dias.
Entre as principais medidas, a candidata destacou a aposta em infraestruturas, nomeadamente “um pavilhão multiusos para o concelho, uma piscina, e a recuperação turística da vila termal de Pedras Salgadas”. Referiu ainda a importância da rede viária para “melhorar as acessibilidades que são essenciais para o desenvolvimento do concelho”.
No plano social, defendeu mais apoio à educação e aos idosos, sublinhando a proposta de “um seguro de saúde para mais de 65 anos, para garantir uma maior proximidade com a saúde e melhor assistência”.
A dirigente salientou também o papel das mulheres na política. “As mulheres têm ainda um percurso a fazer no âmbito da política (…). Candidaturas de mulheres vêm afirmar que estamos a mudar esta visão, merecendo credibilidade e dando um passo para alterar a ideologia política”, frisou.
Sobre a constituição das listas, garantiu que o processo decorreu sem dificuldades. “Foi relativamente fácil porque nós temos uma candidatura que merece confiança e apoio dos aguiarenses”. Apesar de alguns constrangimentos administrativos, diz Ana Ria Dias, “conseguimos entregar as listas e mostrar que temos não só um partido unido, mas também um concelho unido”.
A lista integra militantes do PSD, mas também independentes. “Temos pessoas que acreditam no projeto, que se identificam com a nossa candidatura e com o trabalho que queremos desenvolver, e isso para nós é muito gratificante”, destacou.
No total, o PSD apresenta quatro recandidatos a juntas de freguesia e dez novos candidatos. “É um sinal de confiança no trabalho realizado e de vontade de continuar em conjunto”, conclui Ana Rita Dias.
Na candidatura, o PSD divulgou os primeiros quatro cabeças de lista para as Assembleias de Freguesia, todos atuais presidentes de junta que se recandidataram.
Em Bragado, João Luís Alves Videira, 61 anos, recandidata-se depois de ter assumido a presidência da Junta em 2021. Guarda-florestal de profissão, sublinha “o compromisso com a sua terra e a vontade de continuar a trabalhar para o desenvolvimento da freguesia”.
Em Vreia de Jales, o candidato é o António Sérgio Favaios Gregório, 52 anos, professor e dirigente associativo ligado à música e à cultura. Para além disso, foi responsável e dirigente em duas associações culturais na freguesia, participando em inúmeros eventos.
José Carlos Gonçalves dos Anjos, de 57 anos, empresário no setor dos materiais de construção, recandidata-se à Junta de Freguesia de Sabroso de Aguiar, cargo que assumiu há quatro anos. O autarca reafirma a disponibilidade para dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
Na sede do Concelho de Vila Pouca de Aguiar, o atual presidente Daniel Monteiro Alves, com 34 anos, apresenta-se igualmente a votos. Psicomotricista, dirigente desportivo, músico e com uma forte ligação à sua comunidade, sublinha a importância da freguesia como “sede de concelho” e afirma estar preparado para dar seguimento ao seu projeto.
Foto: Joana Lopes


