Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso celebra cinco anos de atividade

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O Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso (PTAT) completou na quarta-feira, 17 de setembro, cinco anos de promoção turística do território. Até ao momento esta infraestrutura recebeu mais de 65 mil visitantes disse a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT).

O Posto de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, situado em Chaves, em cinco anos recebeu mais de 65 mil visitantes revelou a CIMAT em dia de aniversário desta infraestrutura, que promove os seis concelhos da região.

Para esta comunidade intermunicipal trata-se de “um marco significativo que reflete não apenas a crescente atratividade do território, mas também o papel fundamental desta estrutura na dinamização do setor turístico do Alto Tâmega e Barroso. Este fluxo constante de visitantes demonstra a importância estratégica do posto como ponto de informação e orientação turística”.

Ainda que com períodos de maior procura turística, o produto cultural e patrimonial mantém-se como o principal motivo de visita, representando a fatia mais significativa dos interessados que procuram o PTAT, aponta a CIMAT.

Paralelamente, verifica-se um crescimento notável na procura por informações sobre o produto termal, especialmente desde a abertura do Complexo Aquae Sallutem, que registou uma maior afluência no último ano”. Também a Estrada Nacional 2 “continua a ser um produto de forte atração, com muitos visitantes a procurarem informações e a levantarem o respetivo passaporte”, lê-se na nota enviada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.

No que respeita às nacionalidades dos visitantes, os portugueses, diz a CIMAT “representam naturalmente a maioria, seguidos pelos espanhóis e franceses, sendo a faixa etária mais comum a dos 40-50 anos e mais de 60 anos, público que tradicionalmente valoriza o turismo cultural e patrimonial”.

O PTAT destaca, ao longo do ano, a cultura e tradições locais e acolhe exposições temáticas, abrangendo desde o artesanato tradicional às festividades regionais, passando pela gastronomia e pelos produtos endógenos.

A programação cultural tem incluído ainda demonstrações ao vivo de técnicas artesanais, degustações de produtos locais, apresentação de festivais de música e eventos, bem como receção de grupos organizados.

Mais do que um simples ponto de informação turística, o PTAT assumiu-se como um elemento estratégico na promoção territorial, fazendo também um trabalho “fora de portas”, nomeadamente, através da presença da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso em feiras nacionais e internacionais, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), Xantar, INTUR e FITUR, sem esquecer as feiras regionais do próprio território”, termina por dizer a CIMAT.

Sara Esteves

Foto: CIMAT

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