Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

Data:

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou na terça-feira, 15 de outubro, um albergue para peregrinos em Sabroso de Aguiar. Um investimento de cerca de 150 mil euros que permitiu a requalificação de quatro edifícios do antigo apeadeiro, na antiga linha ferroviária do Corgo. O novo equipamento, com capacidade para cerca de 14 camas, foi inaugurado no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Peregrino, que é comemorado a 13 de outubro.

O dia de inauguração do albergue de Sabroso de Aguiar fez recordar a agitação que se vivia quando o comboio parava neste antigo apeadeiro. O espaço foi recuperado e os antigos edifícios dão agora lugar a um albergue para peregrinos.

Maria Roque aguarda sentada pela cerimónia assim como fez durante anos pela chegada do comboio. O troço Vila Real-Chaves foi desativado em 1990, mas esta habitante de Sabroso de Aguiar ainda se lembra desses tempos em que havia outra forma de mobilidade.

Ainda fui nele e vim muitas vezes. O mais longe que íamos, naquele tempo, era até à Régua. Talvez há mais de 30 anos que a linha está desativada. Isto estava aqui abandonado e agora acho que foi um bom serviço para a população e para toda a gente”, diz Maria Roque.

Também Maria da Conceição diz estar satisfeita com este novo equipamento que vai dar outro apoio aos peregrinos.

Esta nova resposta junta-se ao albergue de Parada de Aguiar e resulta de um investimento de cerca de 150 mil euros. “Este albergue foi pensado mais para os peregrinos que vêm de bicicleta, até porque, a etapa pode ser maior e conseguem fazer mais quilómetros, mas também para peregrinos que venham a pé. Está destinado aos Caminhos de Santiago de Compostela, no entanto, todos os peregrinos, nomeadamente os de Fátima, poderão ser acolhidos neste albergue”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.

Ana Rita Dias explica que este equipamento está dotado de um espaço para guardar as bicicletas e de uma estação para eventuais avarias no velocípede. O albergue de Sabroso de Aguiar terá capacidade para albergar cerca de 14 peregrinos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, com a existência de um quarto e uma casa de banho adaptados a peregrinos com deficiência.

A autarca aguiarense destaca que o investimento permitiu a transformação de quatro edifícios do antigo apeadeiro de Sabroso de Aguiar, da antiga linha ferroviária do Corgo, num albergue para quem cruza o Caminho de Santiago ou a Estrada Nacional 2 (EN2).

“Optamos por fazer a recuperação de património, portanto, aqui é uma antiga estação de caminhos de ferro que mantém as fachadas como as originais”, relembra Ana Rita Dias no dia de inauguração do espaço que contou também com a presença do presidente da Associação Espaços Jacobeus dos Caminhos de Santiago de Compostela.

“É uma mais-valia para a localidade e para todo o país, porque se não houver albergues não há peregrinos. Um investimento num albergue é um investimento que a longo prazo vai ter os seus efeitos”, revelou António Devesa que já realizou o Caminho do Interior por duas vezes e optou sempre por pernoitar em albergues devido ao convívio com outros peregrinos.

Este é o segundo albergue que o concelho de Vila Pouca de Aguiar vê instalado. Carlos Anjos, presidente da Junta de Freguesia de Sabroso de Aguiar não tem dúvidas nas vantagens para a economia da freguesia.

“A aposta na nossa freguesia é sem dúvida uma mais-valia para todos nós pois sabemos que cada peregrino que por ali passar vai contribuir para a nossa economia da nossa freguesia e além disso, fará certamente companhia aos nossos habitantes. Sentimos grande alegria em ver o património, há muito esquecido recuperado e embelezado”, refere o autarca de freguesia.

O projeto resulta de uma candidatura no âmbito do ‘Programa Valorizar’, do Turismo de Portugal, comparticipado em 83 mil euros, disse a autarca.

O espaço foi inaugurado no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Peregrino, que é comemorado a 13 de outubro, e foi assinalado em Vila Pouca de Aguiar na terça-feira, 15 de outubro. Procedem ao descerramento da placa de abertura do novo equipamento, abençoado pelo pároco Marco Amaro, a presidente da Câmara, Ana Rita Dias, o presidente da Assembleia Municipal Álvaro de Sousa, o presidente da Junta de Sabroso, José Carlos Anjos e Pilar Bahamonde, Diretora da Fundación Camino Lebaniego, que representa a Federação Europeia dos Caminhos de Santiago. Seguiu-se uma visita às instalações e momento musical com Aguavelames. Realizou-se também a iniciativa Ultreia Sudoe, ativação de recursos culturais e naturais nos Caminhos de Santiago no Sudoeste Europeu, que foi dada a conhecer em conversa com a comunidade local e, depois do convívio popular, foi também inaugurada a exposição Ecos do Caminho patente na loja de turismo em Pedras Salgadas.

Os Caminhos de Santiago são percorridos por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago Maior em Santiago de Compostela, capital da Galiza, em Espanha. O Caminho Português de Santiago Interior (CPSI) é uma rota de peregrinação de origem medieval que atravessa oito os municípios portugueses (Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves) e a fronteira luso-galega por Verín prosseguindo até Ourense e Santiago de Compostela, pela Via da Prata ou Caminho Mozárabe.

Com uma extensão total de 387 quilómetros, dos quais 214 decorrem em território português, o Caminho do Interior tem registado “um aumento significativo” de peregrinos nos últimos anos, onde por Vila Pouca de Aguiar, já passaram peregrinos de 27 nacionalidades diferentes. Atravessa 108 paróquias e apresenta-se atualmente como um dos cinco Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago, propostos pelo Ministério da Cultura Português para adquirir o reconhecimento de património mundial pela UNESCO.

Sara Esteves

Artigo anterior
Próximo artigo

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Grupo de Cantares Aguavelames chegou às semifinais do programa “Estrelas ao Sábado” da RTP

O Grupo de Cantares Aguavelames participou no programa televisivo...

Vila Pouca de Aguiar festeja o Natal com pista de gelo, mini-roda, insufláveis e muita animação

A partir de 1 de dezembro, a Vila Natal...

Motociclistas ajudam a reflorestar Vila Pouca de Aguiar

Dois meses depois do grande incêndio que consumiu cerca...

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...