Pela primeira vez, o ténis vai passar a fazer parte da oferta desportiva em Vila Pouca de Aguiar. A partir de 15 de setembro, a nova Escola de Ténis de Vila Pouca de Aguiar dará início às suas atividades, dando a oportunidade a todos os que queiram experimentar a modalidade.
As aulas decorrerão no espaço exterior da Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar, que já foi alvo de obras de requalificação. “Antes era alcatrão, agora tem um piso apropriado para ténis. Será feita a marcação de um campo, juntamente com a colocação de equipamentos, para que se possa jogar”, explicou Paulo Gonçalves, professor de Educação Física e responsável pela iniciativa.
As inscrições já se encontram a decorrer. “Já há formulários para as pessoas se inscreverem”. Para incentivar a participação, o responsável adiantou que “numa primeira fase poderá haver uma aula grátis para as pessoas experimentarem para ver se gostam ou não”. A divulgação começou recentemente, e há expectativas de crescimento do interesse até ao início das aulas, disse Paulo Gonçalves.


A ideia de trazer o ténis para o concelho surgiu de forma natural. “Sempre gostei de jogar ténis, mas nunca joguei ténis de competição. Sou professor de Educação Física e, este ano, tive a oportunidade de ter como modalidade curricular o ténis, que foi do agrado dos alunos, nomeadamente do 12º ano. Depois surgiu a oportunidade de fazer formação na modalidade e fui convidado para ser o promotor do ténis em Vila Pouca de Aguiar”, contou.
O responsável destaca que o objetivo não é apenas criar uma modalidade competitiva, mas também fomentar o desporto social. “Aqui em Vila Pouca há muito desporto de competição e não há desporto para quem não quer competir. O ténis pode ser jogado dos 3 aos 80 anos, numa vertente social ou competitiva. Os benefícios são muito grandes, uma vez que promove o convívio social, um estilo de vida saudável e dá às pessoas a oportunidade de praticar algo novo e curioso e espero que as pessoas gostem.”
A promoção da Escola de Ténis está a ser feita nos campos de férias e nas redes sociais e expressa a sua vontade de “que seja uma oportunidade para as pessoas aproveitarem”.
“Nesta fase são disponibilizados horários às segundas, sextas e sábados. Os alunos serão agrupados por decisão e apreciação do diretor técnico em função da disponibilidade e nível demonstrados”, citam os responsáveis na rede social da escola.
O projeto conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, do Município de Vila Pouca de Aguiar e da Associação Regional de Ténis de Vila Real.
Paulo Gonçalves deixa claro o seu objetivo com este projeto que irá “alargar o leque de oportunidades” e “trazer mais uma modalidade desportiva, mais uma opção às crianças, jovens e adultos”, reforça.
Fotos: Joana Lopes


