“Festa dos Povos”: Chaves celebra no próximo fim-de-semana a herança romana

Data:

Contagem decrescente para a“Festa dos Povos em Aquae Flaviae”. Durante três dias, de 19 a 21 de agosto, a cidade flaviense regressa ao tempo do Imperador romano Tito Flávio Vespasiano, com a oitava edição do mercado galaico-romano, que dará a provar iguarias gastronómicas, manjares e festim de bebidas, ao mesmo tempo que revela saberes ancestrais.

Nesta viagempor dois mil anos de história, haverá muitos espetáculos e cortejos dos povos galaicos, legionários, gladiadores, senadores, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, numa azáfama constante de episódios que retratam o quotidiano de ‘Aquae Flaviae’, com a participação de centenas de figurantes.

Este ano, o certame conta com 89 expositores na Alameda do Tabolado, entre artesãos, artífices e mercadores, com especial destaque para as simulações bélicas, recriações mitológicas, interpretações musicais, bailados e circus maximus.

A cada ano, a iniciativa – organizada pelo Município de Chaves e EHATB – Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso – tem atraído milhares de visitantes a Aquae Flaviae, nome com que os romanos batizaram a cidade. Uma aposta clara de promoção do concelho, assim como do seu património e gastronomia.

 A abertura oficial está marcada para sexta-feira, dia 19, às 18h30, na Alameda do Tabolado.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...