Terminou mais um ano letivo com balanço positivo para o projeto “Cantinho do Estudo”, uma iniciativa dedicada a apoiar alunos com maiores dificuldades escolares no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Ao longo do último ano, cerca de 30 crianças dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico beneficiaram diretamente deste programa, promovido pela Câmara Municipal e pela Fundação Manuel António da Mota, em parceria com o Agrupamento de Escolas local.
Num modelo educativo inovador e centrado nas reais necessidades das famílias, o “Cantinho do Estudo” assentou em três eixos fundamentais: promoção de competências socio emocionais, apoio às famílias e criação de espaços de estudo motivadores nas casas dos alunos.
Rui Pedroto, Presidente da Comissão Executiva da Fundação Manuel António da Mota, destacou a importância da iniciativa e o cenário natural envolvente onde se celebrou o encerramento do projeto, referindo que “O ‘Cantinho do Estudo’ é um projeto de sucesso educativo que desenvolvemos em cooperação com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas. Estamos aqui para ajudar crianças com maiores dificuldades educativas a alcançarem o sucesso académico, reabilitando os seus espaços de estudo e apoiando-as individualmente, bem como às suas famílias, para que tenham um percurso escolar positivo e oportunidades de prosperar na vida.”


Destinado a alunos abrangidos pelos escalões A e B da Ação Social Escolar, o projeto procurou combater a desmotivação, o défice de concentração e a falta de condições para o estudo autónomo em casa. A intervenção foi acompanhada por uma equipa técnica especializada que trabalhou de forma próxima com cada aluno e respetiva família.

Tivemos a oportunidade de falar com uma das mães dos alunos integrados no projeto, que faz também um balanço muito positivo: “Gostei muito das pessoas que fazem parte do projeto.” – afirma com gratidão.
Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal, destaca que os Cantinhos do Estudo vão além do espaço físico, simbolizando esperança, igualdade de oportunidades e dignidade. Sublinha ainda que um ambiente de estudo adequado pode ter um impacto significativo no sucesso escolar e na motivação das crianças. A autarca refere também que: “Sabemos que um ambiente de estudo adequado pode fazer toda a diferença no percurso escolar de uma criança e, mais ainda, na sua autoestima e motivação para aprender”.
Com iniciativas como o Cantinho do Estudo, o município de Vila Pouca de Aguiar reforça o seu compromisso com a educação e com o bem-estar das crianças e jovens do concelho. Mais do que criar espaços de aprendizagem, está a construir futuros mais justos, onde todos têm as mesmas oportunidades para crescer, aprender e sonhar.
Fotos: CM VPA


