Tinhela 610: casal francês que criou projeto turístico adia abertura devido aos incêndios

Data:

Holly Niemela e Edouard Payen é um casal francês que escolheu o concelho de Vila Pouca de Aguiar para construir um resort ecológico, um empreendimento turístico inovador, em contexto de natureza, constituído por seis unidades de alojamento, entre outros equipamentos, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar.

Sem pensar inicialmente em investir na região, o casal contou que Portugal surgiu quase por acaso. “Em 2015, encontramos este lugar, um dia, quando eu e o meu marido procurávamos um sítio em contexto natural, para criar um refúgio que privilegiasse a saúde, o bem-estar e o contacto com a natureza”, conto Holly, admitindo que o nosso país não estava, inicialmente, nos planos.

“Procuramos por todo o mundo, na verdade. Um dia, ele disse, porque não Portugal? Eu disse OK, mas não tinha a certeza de que iríamos encontrar alguma coisa. De seguida pesquisamos na Internet terrenos à venda e encontramos este. Um mês depois visitamos o local, adoramo-lo e compramo-lo de imediato. Foi aí que o projeto começou”, acrescentou a terapeuta francesa, que também tem nacionalidade americana.

Holly e Edouard confessaram que o local, junto ao rio Tinhela, entre as freguesias de Tresminas e Alfarela de Jales, é ideal para promover o projeto turístico que idealizaram, focado na vertente terapêutica, mas não só. “Aqui temos água, natureza em estado rústico, vida selvagem, plantas, um bom solo, etc. É, basicamente, o sítio perfeito para as pessoas virem curar-se, relaxar e criar uma harmonia com a natureza. Esse foi o nosso sonho”, acrescentou.

Incêndios adiam sonho por um ou dois anos

Iniciado em 2018, o “Tinhela610” nasceu entre as aldeias de Reboredo e Vales, atravessado pelo Rio Tinhela, numa zona de antigos moinhos, com um investimento de um milhão de euros. Com abertura prevista para setembro deste ano, o empreendimento foi, no entanto, afetado pelos incêndios rurais no final do mês de julho, que provocaram prejuízos de cerca de 150 mil euros.

“Depois dos incêndios, ficamos devastados. O prejuízo foi enorme, principalmente ao nível do equipamento necessário para o funcionamento do empreendimento, como o sistema de abastecimento elétrico, de fornecimento de água, sistemas de aquecimento, caldeiras, etc., foi tudo destruído. Estamos agora a trabalhar com o Norte 2020 para encontrar uma solução, uma vez que o projeto foi financiado. Felizmente, toda a gente se mostrou disponível a ajudar, incluindo entidades públicas. O município foi muito prestável e está do nosso lado”, explicou.

Para já, a abertura será adiada entre um e dois anos. “O sonho pode ter sido adiado, mas não terminou”, referiu o casal, que mostrou vontade para trabalhar com as entidades locais, entre elas a Câmara Municipal e os conselhos diretivos de baldios, na recuperação daquele espaço natural e evitar que a tragédia se repita. “Precisamos de todos e temos esperança de que tudo volte ao normal. É uma boa oportunidade para regenerar a floresta, pode até servir de modelo para outros locais, esperamos ter o apoio das entidades e da comunidade para que este local não volte a arder”, sublinhou Edouard.

Holly e Edouard esperam, inclusive, que o Turismo do Porto e Norte de Portugal, através do Governo, crie linhas de apoio para minimizar as perdas provocadas pelos últimos incêndios. Algo que não é garantido que aconteça, uma vez que as únicas ajudas previstas são no âmbito da agricultura e da pecuária.

Autarquia demonstrou apoio na reabilitação do projeto turístico

Ana Rita Dias, vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, que no final do mês de agosto visitou o local, para se inteirar da verdadeira dimensão do prejuízo, mostrou-se determinada em ajudar o casal.

“Sempre tivemos ao lado deles para que este projeto fosse uma realidade. É diferenciador, não só na nossa região, mas em Portugal. Sendo um projeto diferente, integrado na natureza e verdadeira ente sustentável, o município não poderia deixar de estar ao lado destes investidores”, declarou.

Sobre o incêndio que fustigou a região e a chegada de possíveis apoios para minimizar os prejuízos, a edil lamentou a tragédia e mostrou-se resiliente. “Infelizmente, os incêndios são uma realidade do nosso país. Estamos a tentar ajudar a reerguer este investimento e por isso estamos cá para ajudar”, disse.

Além deste projeto, o fogo rural que impactou a paisagem das aldeias do planalto de Jales, deixou um rasto de destruição, não só nos pastos e em culturas e equipamentos agrícolas, mas também no turismo. O trilho Terra do Ouro, um percurso turístico inaugurado há poucas semanas, em Alfarela de Jales, foi devastado pelo incêndio, que destrui sinalética, mas principalmente a envolvente natural.

Ana Rita Dias confessou, por fim, que o potencial turístico, que reside principalmente na envolvente natural, deve ser reabilitado. “Há outras componentes turísticas que foram afetadas, além da vertente agrícola e pecuária. Se queremos ser um destino de natureza, de cura, de bem-estar, temos de apoiar estes projetos e dinamizar o potencial que existe”, concluiu.

Filipe Ribeiro

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...