Um incêndio que deflagrou ontem pelas 23h25, numa zona de mato da localidade de Soutelo de Matos, freguesia de Pensalvos e Parada de Monteiros, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, continua a lavrar com intensidade ao longo desta tarde. No entanto, por volta das 01h00 entrou em fase de resolução, tendo-se verificado uma reativação às 15h00 desta segunda-feira, dia 6 de setembro.
Segundo a última atualização da página online da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 18h30 estavam mobilizados para este incêndio 154 operacionais apoiados por 42 veículos e sete meios aéreos.
O incêndio decorre numa zona de declive acentuado, no sopé da serra do Minhéu. Segundo os operacionais presentes no terreno, “a velocidade do vento está a contribuir para a rápida propagação do incêndio”.
Ao final da tarde, cerca de uma dezena de idosos foram retirados das habitações em Soutelo de Matos por precaução.
Hugo Silva, comandante da corporação de Vila Pouca de Aguiar, disse à agência Lusa que, pelas 20:00, o fogo tinha uma frente ativa que estava a lavrar com intensidade e que os meios estavam a ser concentrados para combater as chamas que queimam uma zona de mato e pinhal na serra do Minhéu.
O responsável referiu ainda não haver, “neste momento, habitações em perigo”.
Um bombeiro da corporação de Vila Pouca de Aguiar foi também assistido por inalação de fumo.
Notícia em atualização.