Condecorações, atividades desportivas e culturais marcam o Dia do Município

Data:

Celebrado pela segunda vez no dia 16 de maio, uma vez que até à data era comemorado a 22 de junho, o Dia do Município de Vila Pouca de Aguiar contou com a Guarda de Honra e o Hastear da Bandeira, uma Sessão Solene com condecorações municipais e ainda com a demonstração de modalidades desportivas, momentos musicais e uma peça de teatro.

As comemorações iniciaram com a Guarda de Honra e o Hastear da Bandeira que juntou os aguiarenses na Praça Luís de Camões com a presença dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, a Banda Musical do Pontido, o Agrupamento de Escuteiros 1372 – Vila Pouca de Aguiar e os representantes das Juntas de Freguesia e Associações Culturais e Recreativas locais.

Posteriormente prosseguiu-se para o Espaço Multifuncional, para a Sessão Solene, com os alunos da Escola de Música da Paróquia de Vila Pouca de Aguiar a agraciar a audiência aguiarense.

“É muito importante reconhecermos as pessoas e os feitos no nosso concelho”

Ana Rita Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, frisa que “émuitoimportante reconhecermos as pessoas e os feitos no nosso concelho e na nossa terra. O Dia do Município é a história da terra e das gentes e é isso que nós queremos reconhecer e distinguir”. Quanto às condecorações, a autarca salienta que “são distinções que fazemos a pessoas com mérito e que tenham levado o nome do concelho além-fronteiras”.

A medalha municipal de mérito, grau cobre, foi entregue a Joana Gonçalves, Campeã Nacional de Sprint Enduro 2024, a Marco Pinto, Campeão Nacional de Ultra Trail Endurance XL 2025 e ao aguiarense José Luís Campos, músico que integrou o júri do Prémio Internazionale San Valentino em Itália. Jorge Barroso recebeu a medalha de mérito grau ouro por ter estado 38 anos a dirigir o Juventude de Pedras Salgadas.

O Presidente do clube afirmou ter sido “uma honra para mim e um momento de alguma emoção, foi gratificante”. Não esperava receber a medalha e explica porquê. “Quando andamos nestas atividades não estamos à espera que nos agradeçam nem de receber medalhas e não contava com isso”. Afirmou que deu o seu contributo à associação, independentemente de vir a receber prémios. “Para mim contaram os anos a servir esta instituição com amor e carinho, mas senti-me honrado com esse gesto do município”.

Joana Gonçalves, que também recebeu a distinção, afirma que “é sempre bom recebermos esta medalha, quer dizer que o nosso Município reconhece o nosso trabalho ao longo do ano e sinto-me orgulhosa por isso”.

O Campeão Nacional Ultra Trail Endurance XL 2025, Marco Pinto, refere que se sente “extremamente orgulhoso e grato por ter recebido a medalha de mérito desportivo do Município de Vila Pouca de Aguiar”. Admite que “são ganhos colaterais porque não estava à espera de receber tamanho reconhecimento e isto para mim é ter mais um motivo para continuar a lutar por aquilo em que acredito. Sei que ainda tenho grandes conquistas para fazer e levar o nome de Vila Pouca além-fronteiras”. Ainda nesta linha, Marco Pinto acrescenta que “é um grande peso, mas também acaba por ser gratificante e, às vezes, ter este peso em cima, faz com que eu tenha mais resiliência e compromisso comigo mesmo”.

José Luís Campos é sincero e diz que não estava à espera de receber a medalha. “Para mim, é uma honra, mas, acima de tudo, é uma grande responsabilidade. Primeiro a luta era comigo próprio e agora, já que recebi esta distinção, tenho de manter o nível e estar sempre a melhorar”. José Luís nasceu e estudou em Vila Pouca de Aguiar pelo que “quando vamos lá fora, levo o meu nome e também a terra onde nasci”. O músico acrescentou ainda que se deve “apoiar a economia, o desporto e os vários ramos”, mas reforça que se “deve apostar na cultura porque é isso que define um povo”.

Foram igualmente atribuídas medalhas municipais de Dedicação aos funcionários do município que cumprem 15, 20 e 25 anos de serviço. “Temos que reconhecer também aqueles que diariamente trabalham para as pessoas e para o concelho, para que tudo se desenvolva e corra bem, e faz sentido que seja hoje, num dia em que assinalamos a nossa terra”, reforça Ana Rita Dias.

A medalha de grau cobre pelos 15 anos foi entregue a Rui Costa. A medalha grau prata, remetendo para os 20 anos de serviço, foi endereçada a Pedro Sá, Paulo Oliveira, Carlos Pinto, Mónica Calheiros e Duarte Marques. Quanto à medalha grau ouro, relativa a 25 anos de dedicação, foi dirigida a Ana Filipa Ralha e Bruno Portela.

No final de contas, a Presidente da Câmara ressalva o “património vivo” de Vila Pouca de Aguiar. “São as pessoas que fazem o município, que constroem as tradições e que fazem a sua história e é isso que temos que reconhecer, as nossas gentes, as nossas terras e as nossas pessoas, neste dia (…) para que se sintam bem na terra onde cresceram e onde vivem”.

Demonstração de atividades desportivas

Na parte da tarde foi realizada uma demonstração das atividades desportivas, tendo sido entregues os diplomas às associações desportivas participantes, nas mais diversas modalidades. “Gostamos de comemorar também com as associações (…) que participam e mostram aquilo que fazem, porque é uma maneira de se promoverem e de estarem unidas a celebrar este dia”, referiu Ana Rita Dias.

Momento cultural

Ainda dentro das comemorações do Dia do Município, no dia seguinte, a 17 de maio, os aguiarenses puderam assistir à peça de teatro “Cama para 4”, no Mercado Municipal, que contou com os atores Carlos Cunha, David Carronha, Erika Mota e Carla Janeiro. A peça de teatro fazia parte da programação do fim de semana do 25 de abril, tendo sido adiada devido ao luto pelo falecimento do Papa Francisco.

Fotos: Ângela Vermelho e CM VPA

Artigo anterior

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

João Paulo, o adepto “número um” do Sport Clube Vila Pouca de Aguiar

João Paulo Carvalho Campos tem 43 anos e é...

Despiste seguido de capotamento causou ontem dois feridos graves em Telões

Um homem de 67 anos e uma mulher de...

Jovem lusodescendente de Vila Pouca de Aguiar terá sido assassinada por colega na Suíça

Mandy Alfarela, lusodescendente, natural de Tresminas no concelho de...

Creche para 42 crianças está a nascer na freguesia de Telões

O Centro Social Nossa Senhora do Extremo está a...